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Title: Filantropia empresarial: os comportamentos e percepções do consumidor da geração e em relação à filantropia empresarial e as suas implicações para o marketing
Authors: Dias, David Alexandre de Oliveira Robalo
Advisor: Mendes, Fernando Ribeiro
Keywords: responsabilidade social
filantropia empresarial
marketing
marketing de causas sociais
geração Y
comportamento do consumidor
corporate social responsibility
corporate philanthropy
marketing
cause marketing
generation Y
consumer behavior
Issue Date: Jun-2010
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Dias, David Alexandre de Oliveira Robalo. 2010. "Filantropia empresarial: os comportamentos e percepções do consumidor da geração e em relação à filantropia empresarial e as suas implicações para o marketing". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: O presente estudo tem como objectivo compreender as percepções e sentimentos dos consumidores da geração Y em relação ao conceito de filantropia empresarial, mais concretamente o significado e valor que esta geração atribui a causas sociais e a empresas que desenvolvem acções de filantropia. Assim, a importância do estudo reveste-se numa maior compreensão destes sentimentos por parte de um segmento de mercado emergente e que pode servir de base teórica empírica não só para futuros estudos sobre o tema como também para as estratégias das empresas que pretendam enveredar por estas práticas, ou mesmo para as ONGs. A metodologia de pesquisa consistiu na realização de entrevistas em profundidade a uma amostra de 26 estudantes universitários de cursos de licenciatura e mestrado da zona da Grande Lisboa e pertencentes á geração Y. O questionário foi estruturado para responder às 5 questões de pesquisa: Quais são as causas sociais mais importantes para o consumidor da geração Y, e porquê? (1). Quais são as organizações de caridade que o consumidor recorda? (2). O que pensa a geração Y acerca das verdadeiras motivações das empresas quando resolvem apoiar causas sociais? (3). Que opinião tem o jovem consumidor em relação ao tipo de doação das empresas: doação incondicional e voluntária ou marketing de causas sociais? (4). Quais são as empresas que a geração Y acredita desenvolverem, ou já terem desenvolvido actos e estratégias de solidariedade? (5).
This study aims to understand the feelings and perceptions of consumers of generation Y in relation to the concept of corporate philanthropy, in particular the meaning and value that gives this generation of social causes and companies that develop activities of philanthropy. Thus the importance of the study takes on a greater understanding of these feelings on the part of an emerging market segment and can provide the theoretical basis of thumb not only for future studies on the subject but also to the strategies of companies that wish to engage in these practices, or even for NGOs. The research methodology consisted of in depth-interviews with a sample of 26 college students from undergraduate and master of the Greater Lisbon area, and belonging to the generation Y. The questionnaire was structured to meet the 5 research questions: The questionnaire was structured to meet 5 research questions: What are the most important social causes to Generation Y consumers, and why? (1). What cause-related organizations the consumer remember? (2). How does generation Y feel about the true motives of companies and his leaders when they want to support social causes? (3). What young consumers think for the kind of donation of businesses: voluntary unconditional donation or marketing of social causes? (4). What are the companies that Generation Y believes to develop or has already developed strategies and acts of solidarity? (5).
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2235
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BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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