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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/2225

Title: RFID and the internet of things in freight and handling operations
Authors: Lopes, Octávio Antunes
Advisor: Soares, José Miguel Aragão Celestino
Hompel, Michael ten
Keywords: Logistics
RFID
Internet of Things
Freight
Baggage
Airport
Ground Handling
Logística
RFID
Internet dos Objectos
Carga
Bagagem
Aeroporto
Ground Handling
Issue Date: Jul-2010
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Lopes, Octávio Antunes. 2010. "RFID and the internet of things in freight and handling operations". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: RFID technology (Radio Frequency IDentification) is an automatic identification method relying on storing and remotely retrieving data using devices (RFID tags or transponders) enabling the contactless identification of objects. RFID has been around for decades but only during the last years has become one of the most promising research areas with more and more attention focused on it. The retail sector had been leading the way with logistics applications, followed by some government agencies with identification systems and by different sectors of activity (pharmaceuticals, aircraft manufacturing, etc). Together with the last technological developments, new ideas and concepts are generating new paradigms as the "Internet of Things". The "Internet of Things" can be described as "Things having identities and virtual personalities operating in smart spaces using intelligent interfaces to connect and communicate within social, environmental, and user contexts ".1 Also during the last decades, air transportation has become more and more important for people mobility and goods transportation in the global economy environment. According to IATA , RFID can be used as a way to improve a range of airline business processes while cutting costs. IATA had developed a standard for RFID baggage tags and recommended practices and business cases for the use of RFID in baggage handling. With this study it is planed to analyse the situation in the two main airports in Portugal (Lisbon and Oporto), based in Portway ground handling operations, compare it with some actual developments, the E-Cab Project and IATA proposals and recommendations, and to evaluate scenarios and their feasibility in a near future.
A tecnologia RFID (Radio Frequency IDentification) é um método de identificação automático de armazenamento e recuperação remota de informação, recorrendo a dispositivos (etiquetas ou transmissores-receptores RFID) que permitem a sua leitura à distância e sem necessidade de qualquer contacto directo com os objectos. Sendo uma tecnologia já com décadas de existência, só durante os últimos anos é que se tem evidenciado como uma das mais promissoras , captando cada vez mais atenção por parte dos diversos actores. O sector de retalho tem vindo a promover a sua divulgação, liderando o desenvolvimento de diversas aplicações logísticas e sendo seguido, durante os últimos anos, por algumas agências governamentais com o desenvolvimento de sistemas de identificação e por diversos outrossectores de actividade (farmacêutica, construção aeronáutica, etc). Em simultâneo com os mais recentes progressos tecnológicos e com o desenvolvimento de conceitos mais inovadores, um novo paradigma tem aparecido com a designação da "Internet dos Objectos". A "Internet dos Objectos" pode ser descrita como "objectos possuindo identidades e personalidades virtuais operando em espaços inteligentes usando interfaces inteligentes para ligar e comunicar em contextos sociais, ambientais e no seio dos utilizadores". Também durante as últimas décadas, o transporte aéreo tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante para a mobilidade das populações e para o transporte de mercadorias no ambiente da economia global. De acordo com a IATA, as tecnologias RFID poderão vir a ser utilizadas com sucesso, reduzindo custos e melhorando um vasto conjunto de processos correntes no sector, tendo já desenvolvido alguns normativos e recomendações relativas à aplicação de etiquetas RFID na identificação e monitorização de bagagem. Com este trabalho pretende-se analisar a situação nos dois principais aeroportos Portugueses (Lisboa e Porto), baseada nas operações de handling da Portway, comparar os resultados obtidos com os desenvolvimentos actuais resultantes do Projecto E-Cab e com as propostas e recomendações da IATA, avaliando cenários e a possibilidade da sua concretização num futuro próximo.
Description: Master in Management and Industrial Strategy
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/2225
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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