UTL Repository >
FMH - Faculdade de Motricidade Humana >
BFMH - Biblioteca da Faculdade de Motricidade Humana - Noronha Feio >
BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/1829

Title: Processos mediadores do professor e do aluno : uma abordagem quali-quantitativa do pensamento do professor, da interação pedagógica e das percepções pessoais do aluno na disciplina de educação física
Authors: Santos, José Henrique dos
Advisor: Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos
Keywords: Competência pedagógica
Comportamento - aluno
Comportamento - professor
Educação física - aula
Relação professor - aluno
Issue Date: 28-Jan-2005
Abstract: O objectivo deste estudo foi analisar o ensino sob a perspectiva do pensamento acção dos professores e dos pensamentos dos alunos. A amostra foi constituída por 15 professores e 272 alunos. Os professores foram agrupados em função da eficácia pedagógica. Os alunos foram classificados em classes de género, idade, nível de desempenho e competência percebida. Os pensamentos do professor foram recolhidos através de entrevista e transcritos para fim de análise de conteúdo. Os indicadores do processo de ensino foram recolhidos através de observação sistemática e abrangeu a análise da gestão do tempo da aula, feedback, intervenções disciplinares e do clima nas aulas. As percepções pessoais do aluno foram recolhidas através de questionários. Recorremos à estatística descritiva para caracterizar os dados de professores e alunos. A caracterização das classes de aluno foi realizada através da classificação automática. Os resultados confirmaram a teoria. Os professores mais eficazes se caracterizaram pela maior frquência e qualidade dos pensamentos e decisões de planejamento, maior frequência de feedback e foram mais efectivos no controle do comportamento do aluno e na gestão do clima. A análise do pensamento dos alunos mostrou a relação positiva da percepção de competência com os indicadores de atitude e percepção de envolvimento académico. O comportamento do professor foi percebido de forma distinta pelos alunos face ao sentimento de competência externado.
Description: Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Análise e Organização de Situações de Educação.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1829
Appears in Collections:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Santos.Jose_Tese.pdf3 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE