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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/1753

Title: A imagem como variável explicativa da lealdade e satisfação nos espectadores de futebol
Authors: Dias, Sara Seixas
Advisor: Correia, Abel Hermínio Lourenço
Keywords: Caracterização sociodemográfica
Espectadores
Futebol
Imagem
Lealdade
Satisfação
Issue Date: 12-Mar-2010
Abstract: Este estudo serviu para conhecermos os factores que compõem a imagem que os espectadores de futebol têm da equipa, aferindo o seu impacto sobre a satisfação e lealdade. Recolhemos 488 questionários em jogos da Liga Sagres e Liga dos Campeões, durante a época de 2009. Através da análise factorial identificámos a marca, o sucesso e características de jogo da equipa, a restauração, o pessoal não jogador, a história/tradição, a comunidade em redor do estádio, os atributos organizacionais, o compromisso e a rivalidade como factores que compõem a imagem. Com a regressão linear constatámos que estes factores têm pouca influência na satisfação (28%) e, explicam cerca de 62,4% da lealdade dos espectadores. O sucesso e as características de jogo da equipa, o pessoal não jogador, a marca e o compromisso permitem-nos compreender a satisfação; ao passo que os atributos organizacionais, o sucesso e características da equipa, a marca, o compromisso, a história/tradição, o pessoal não jogador e a restauração explicam a lealdade. A imagem dos espectadores difere quanto às habilitações literárias e filiação, mas não quanto ao género e à prática de futebol. A intenção de recomendar o jogo do clube é superior quando comparado com o grau de satisfação.
This study meant to find out which factors compose spectators image about their team. 488 questioners were answered in eight games at Liga Sagres and Champions League, in the 2009 season. Through factor analyses we identified brand, success and team player, concessions, nonplayer personnel, team history, stadium community, organizational attributes, commitment and rivalry, as the most important to influence image. Regression techniques showed little influence on satisfaction (28%) and 62,4% on spectators loyalty. The brand, success and team player, nonplayer personnel and commitment explain satisfaction and, on the other hand, organizational attributes, success and team player, brand, commitment, team history, nonplayer personnel and concessions are relevant for loyalty. Demographics suggests diversity in spectators. Satisfaction and loyalty differ with education level and membership, but not with gender or experience as football player. Brand image has more impact in loyalty than in satisfaction.
Description: Mestrado em Gestão do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1753
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