UTL Repository >
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão / ISEG - School of Economics & Management Lisbon >
Biblioteca Francisco Pereira de Moura / Francisco Pereira de Moura Library >
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/1702

Title: O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas
Authors: Ribeiro, Rui Jorge Lucena
Advisor: Reis, António Palma dos
Keywords: Web 2.0
Enterprise 2.0
Adopção de TI
Blogue
Modelo de Aceitação de Tecnologia
Web 2.0
Enterprise 2.0
TI Adoption
Blog
Technology Acceptance Model
Issue Date: Jan-2010
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Ribeiro, Rui Jorge Lucena. 2010. "O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: Esta tese procura analisar os factores que afectam a intenção de adopção de tecnologias de Web 2.0 num contexto empresarial, focando-se no caso particular da adopção de blogues. O modelo de aceitação de tecnologia (TAM) foi escolhido como a modelo base do presente estudo para explicar a aceitação dos utilizadores através das suas intenções em colaborar e comunicar on-line e para racionalizar as suas intenções em termos de atitude, utilidade percebida, facilidade de utilização percebida e normas sociais. A pesquisa foi realizada para recolher os dados, as medidas e as hipóteses foram analisadas usando a técnica dos mínimos quadrados parciais (PLS). Os resultados mostram que utilidade percebida e atitude em relação à utilização de blogues influenciam significativamente a intenção dos utilizadores na adopção blogues num contexto empresarial. As implicações dos resultados para a teoria e prática são discutidas.
This thesis attempts to analyze the factors affecting the intention of adopting of Web 2.0 technologies, the research will focus on the adoption of blogs. The technology acceptance model (TAM) was chosen as the basic model of this study to explain the acceptance of users through their intentions to collaborate and communicate online and to rationalize their intentions in terms of attitude, perceived usefulness, ease of use and social norms. The study was conducted to collect data, measures and hypotheses were analyzed using the technique of partial least square (PLS). The results show that perceived usefulness and attitude towards the use of blogs significantly influenced the intention of users in adopting blogs in a business context. The implications of the results are discussed.
Description: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1702
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Impacto da Web 2.0 nas empresas portuguesas.pdf878.99 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE