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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/1443

Title: Hiperactividade e défice de atenção em contexto escolar : estudo comparativo das percepções e atitudes de professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico
Authors: Lourenço, Maria Isabel Salvador Rico
Advisor: Melo, Ana Isabel Amaral do Nascimento Rodrigues de
Keywords: Atitude
Défice de atenção
Impacto
Inclusão
Percepção
Perturbação de hiperactividade
Professor
Issue Date: 22-Jul-2009
Abstract: O presente estudo pretendeu explorar e comparar as percepções dos 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, de um Agrupamento de Escolas relativamente às variáveis de Conhecimento (características, prevalência, etiologia, evolução, diagnóstico, problemas associados), Percepções de Impacto (efeitos no contexto) e Atitudes (formas de intervenção e estratégias de sala de aula) em relação a crianças/jovens com PHDA. Este estudo tem carácter sobretudo exploratório (descritivo) como uma análise quantitativa, qualitativa e correlacional dos resultados. O instrumento de pesquisa utilizado para servir de instrumento de recolha de dados constou de um questionário por inquérito. De um total de N=190 inquéritos distribuídos, foram recebidos N=110, os quais foram sujeitos a tratamento estatístico. Os resultados mostram que os participantes demonstram ter conhecimento sobre a PHDA. Quanto ao impacto são as “Dificuldades de Aprendizagem”, a “Dificuldade na Relação com os Pares” e o “Não aceitar e respeitar as regras” que segundo os professores provocam maior desadaptação no contexto escolar. Em relação à atitude bem como às estratégias a utilizar, estes revelaram utilizar diversas estratégias no seu quotidiano de trabalho com estas crianças. Os dados apurados relativamente á comparação entre ciclos, sugerem diferenças entre o 1º,2º e 3º ciclo relativamente ao Conhecimento, ao Impacto, á Atitude e ás Estratégias utilizadas com as crianças com PHDA.
This study aims to explore and compare the perceptions of the 1st, 2nd and 3rd stages of Basic Education in a group of schools relating to the variables of knowledge (characteristics, prevalence, aetiology, evolution, diagnosis, associated problems), perceptions of impact (effects within the context) and attitudes (means of intervention and strategies in the classroom) in relation to children/teenagers with ADHD. This study is predominantly exploratory (descriptive) in nature with a quantitative, qualitative and correlational analysis of the results. The research is based on data collected from questionnaires. Of a total of N=190 questionnaires distributed, N=110 were returned, which were analysed statistically. The results show that participants are aware of ADHD. According to the teachers “learning difficulties”, “difficulty relating to peers” and “non-acceptance of and disrespect for rules” have the greatest impact in causing non-adaptation in a school context. In relation to attitude and coping strategies, they reveal that they use various strategies in their day-to-day work with these children. Comparison of the data collected for each stage suggests differences between the 1st, 2nd and 3rd stage concerning knowledge, impact, attitude and the strategies used in dealing with children with ADHD.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1443
Appears in Collections:EER - Teses de Mestrado
BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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Hiperactividade e Défice de Atenção em Contexto Escolar - ISABEL LOURENÇO - 2009.pdf4.18 MBAdobe PDFView/Open
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