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Title: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) na qualificação da população activa: o papel dos canais formais e informais de aquisição e desenvolvimento de competências em TIC na qualificação da população activa
Authors: Ferreira, André Filipe de Sousa da Trindade
Advisor: Moutinho, Ana Maria Correia
Godinho, Manuel Fernando Cília de Mira
Keywords: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
aprendizagem ao longo a da vida (ALV)
competências
qualificações
aprendizagem informal
literacia digital
Information and Communication Technologies (ICT)
lifelong learning (LLL)
skills
qualifications
informal learning
digital literac
Issue Date: Oct-2007
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Ferreira, André Filipe de Sousa da Trindade. 2007. "As tecnologias de informação e comunicação (TIC) na qualificação da população activa: o papel dos canais formais e informais de aquisição e desenvolvimento de competências em TIC na qualificação da população activa". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: Como pode a utilização quotidiana das TIC, principalmente o computador e a Internet, em casa e no emprego, contribuir para a qualificação da população activa? Podem as TIC criar gosto e reconhecimento pela aprendizagem numa população cujos baixos níveis médios de qualificação condicionam o reconhecimento da necessidade de aprender? Estas são as questões geradoras do trabalho que aqui se apresenta. Com um carácter exploratório procurou-se respostas fazendo uma reflexão sobre as relações e articulações entre o desenvolvimento das competências em TIC e a necessidade de melhoria do nível de qualificações da população activa, através da integração desta população em processos inclusivos e sustentados de ALV, de âmbito mais alargado. Tendo como objecto central a população activa portuguesa, tentou-se compreender como esta constrói e reconstrói o seu portfólio de competências e qualificações, atendendo às suas experiências nos sistemas de ensino e formação e no meio social e institucional em que está inserida. A análise inclui duas metodologias complementares: a primeira, quantitativa, compreendeu a concepção e administração de um inquérito por questionário, onde se procurou ilustrar os canais formais e informais de aquisição e desenvolvimento de competências em TIC. A segunda fase, de natureza qualitativa, é composta pela elaboração de um conjunto de questões de aprofundamento que emanaram da análise dos significados dos resultados obtidos do cruzamento dos dados primários do inquérito com outros estudos e fontes secundárias. Estas questões foram discutidas e analisadas através de entrevistas a actores-chave. Concluiu-se que as TIC enquanto objecto de aprendizagem (algo por aprender), sujeito de auxilio à aprendizagem e meio de promoção e sustentação do próprio processo de aprendizagem, podem, efectivamente, ter efeitos benéficos na qualificação da população activa, sinalizando a importância da participação em processos inclusivos e sustentados de ALV, de âmbito mais alargado, o que pressupõe a valorização e exploração dos canais informais.
How could ICT daily use, mainly computer and Internet, both at home and at work, contribute for Portuguese working age population qualification? Could ICT contribute towards learning, making it more interesting and important in a society whose low average levels of qualification condition the social valorization of learning? These are the generating questions of this work. With an exploratory approach we attempt to understand the links between the development of ICT competencies and the need of improvement of the working force average level of qualifications, by means of their integration on LLL inclusive and sustainable processes, of a more widened scope. Having Portuguese working age population as our research object, we tried to understand how it constructs and reconstructs its qualifications and competencies portfolio, having into account the conditionings, both from its experiences on the education and training systems, and from the social and institutional environment where it is inserted. Our analysis is composed of two complementary methodologies: first, a quantitative one, consisting of the conception and application of an inquiry by questionnaire, where we attempted to illustrate the informal and formal channels of acquisition and development of ICT competencies. The second phase, of a qualitative nature, focused on the analysis of a set of research topics resulting from the crossing of inquiry outputs with other surveys and reports. These topics were discussed and analyzed by interviewing selected key actors. It is conclude that ICT while object of learning (something to learn), subject of assistance to learning and medium of promotion and sustentation of learning process, can, effectively, contribute for the improvement of the working age population qualifications, screening the importance of the participation in inclusive and sustainable LLL process, of a more widening scope, what implies the valorization and exploration of the informal channels.
Description: Mestrado em Economia e Gestão da Ciência e Tecnologia e Inovação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1246
Appears in Collections:DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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