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Title: Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiro
Authors: Navarro, Juana Machado
Advisor: Oliveira, Ana Maria Macara de
Keywords: Afro-brasileiro
Candomblé
Coreografia
Dança-teatro
Orixás
Personagens
Pina Bausch
Issue Date: 22-Jul-2009
Abstract: O presente estudo resulta de uma comparação de sete trabalhos coreográficos da artista contemporânea alemã, Pina Bausch, e as danças e rituais da religião afro-brasileira denominada Candomblé. As personagens de Bausch, em sua dança-teatro, têm movimentos, gestualidades, características e simbologias que nos remetem a estas mesmas características existentes nas danças e movimentos dos Orixás. A autora da tese vislumbrou essa ideia, sonho, tendo em vista a grande utilização das músicas brasileiras e das visitas da ilustre coreógrafa em seu país, mais especificamente, em sua cidade natal, Salvador. Local onde nasceu a religião do Candomblé, na qual os negros escravizados se juntavam para reforçar suas crenças e sentirem-se como indivíduos; pois eram tratados pelos senhores de escravos como animais sem alma! O que facilita essa comparação é a diversidade cultural do corpo de baile da companhia de dança-teatro, Wuppertal Tanztheater, onde é possível encontrar bailarinos, de diversos países, com vivências diferenciadas, proporcionando à coreógrafa uma gama de possibilidades performáticas. Portanto, esta nova visão trazida pela autora da tese é uma forma de percepção que procura unir dois universos distintos: o da cultura alemã de Bausch, mais racional e directo; com o da autora da tese, brasileira, mais lúdico e simbólico.
The present study results a comparison of seven choreographic works of the artist German contemporary, Pina Bausch, and the dances and rituals of the religion called afro-Brazilian Candomblé. The personages of Bausch, in its dance-theater, have movements, gestudes, characteristics and symbologies that in send to these same existing characteristics to them in the dances and movements of the Orixás. The author of the thesis glimpsed this idea, dream, in view of the great use of Brazilian musics and the visits of the illustrious choreograph in its country, more specifically, in its native city, Salvador. Place where the religion of the Candomblé, was born, in which the enslaved blacks if joined to strengthen its beliefs and to be felt as individuals; therefore they were dealt with by you slaves as animal without soul! What it facilitates this comparison is the cultural diversity of the body of ball of the dance-theater company, Wuppertal Tanztheater, where it is possible to find dancers, of diverse countries, with differentiated experiences, providing to the choreograph a gamma of performances possibilities. Therefore, this new vision brought for the author of the thesis is a perception form that it looks to join two distinct universes: of the German culture of Bausch, more rational and direct; with the one of the author of the thesis, Brazilian, more playful and symbolic.
Description: Mestrado em Performance Artística - Dança
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1226
Appears in Collections:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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