UTL Repository >
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão / ISEG - School of Economics & Management Lisbon >
Biblioteca Francisco Pereira de Moura / Francisco Pereira de Moura Library >
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/1178

Title: The Renminbi exchange rate long-run behaviour and its determinants
Authors: Wang, Bing
Advisor: Mendonça, António
Keywords: The renminbi
real effective exchange rates
equilibrium real exchange rate
foreign exchange regime
revaluation
long-run exchange rate behaviour
Renminbi
taxa de câmbio efectiva real
taxa de câmbio de equilíbrio real
regime de câmbio estrangeiro
reavaliação
comportamento a longo prazo da taxa de câmbio
Issue Date: Jul-2009
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Wang, Bing. 2009. "The Renminbi exchange rate long-run behaviour and its determinants". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Abstract: There has been an enormous global focus on the renminbi foreign exchange regime since 2002, which led a strong currency appreciation expectation. In this paper, we try to estimate the renminbi long-run exchange rate behaviour from economic point of view. When one asks whether the value of the renminbi should appreciate substantially in the future, we should be aware there is a distinction between appreciation pressure and necessity of appreciation. Therefore, at beginning of this paper, we fist analyze the background of this topic and introduce specific Chinese foreign exchange regime. In order to attempt to estimate the renminbi long-run exchange rate behaviour, we measured the size of misalignment between the renminbi real exchange rate and the equilibrium exchange rate with a co integration reduced single equation method. We also analyze the renminbi revaluation determinates and the impacts to Chinese long term economic growth.
Nos últimos anos, o regime monetário chinês tem sido objecto de um crescente atenção a nível mundial. Alguns defendem que um novo equilíbrio entre a China e os EUA está em formação, o que levará a uma nova relação entre as moedas chinesa e americana, e a uma desvalorização do renminbi. Existe também um sentimento de que à um não balanceamento macroeconómico considerável na economia mundial. O processo de ajustamento deste equilíbrio irá envolver vários elementos, um dos quais se espera ser a taxa de câmbio da moeda chinesa. Esta tese, procura estimar o comportamento a longo prazo da taxa de câmbio do renminbi do ponto de vista económico. Quando se questiona se o valor do renminbi se ira reforçar substancialmente no futuro, deveremos ter em atenção que existe uma distinção entre a pressão para se apreciar e necessidade de se apreciar. Nesta tese, para se ter o correcto enquadramento, é analisado o regime chinês de taxa de câmbio ao longo da história. Para tentar estimar a longo prazo o comportamento da taxa de câmbio do renminbi, é medido o diferencial entre a taxa de câmbio real do renminbi e a taxa de câmbio de equilíbrio, com a ajuda do método de equação única reduzida de co- integração. A análise dos factores que influenciam a alteração do valor do renminbi, e o impacto no crescimento a longo prazo da economia chinesa, são também objecto de estudo.
Description: Mestrado em Economia e Estudos Europeus
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1178
Appears in Collections:DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
index & resumo.pdf230.52 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
texto.pdf863.41 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE