UTL Repository >
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão / ISEG - School of Economics & Management Lisbon >
Biblioteca Francisco Pereira de Moura / Francisco Pereira de Moura Library >
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/1016

Title: Estratégia digital para uma integração logística na perspectiva da indústria marítimo-portuária
Authors: Macedo, Fernanda Maria Duarte
Advisor: Isaías, Pedro Teixeira
Keywords: Enterprise Application Integration
Web Services
interoperabilidade
teoria de grafos
integração logística marítimo-portuária
normas abertas
e-logística
Enterprise Application Integration
Web Services
interoperability
graph theory
maritime-harbour supply-chain integration
open standards
e-logistics
Issue Date: Oct-2005
Publisher: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citation: Macedo, Fernanda Maria Duarte. 2005. "Estratégia digital para uma integração logística na perspectiva da indústria marítimo-portuária". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Abstract: A integração logística é uma condição determinante para o desenvolvimento do transporte maritímo-portuário. O presente trabalho de investigação propõe-se demonstrar que essa integração passa por adoptar uma estratégia digital e que a tecnologia emergente de Web Services constitui já uma boa aproximação. O transporte marítimo-portuário caracteriza-se pela multiplicidade de nós, de actores, concorrentes com diferentes papéis, por atravessar fronteiras, e por ser suportado por relações comerciais individualizadas entre pares de parceiros, pelo que, para a caracterização deste sistema e para encontrar as respostas às questões em investigação, se optou por efectuar uma triangulação de várias fontes de informação. A metodologia usada consiste na análise de alguns estudos europeus, que oferecem o enquadramento na EU, sendo aplicado o estudo de casos a algumas empresas de um porto português e a teoria de grafos para a análise da rede marítima do porto. É ainda efectuado um Benchmarking com o transporte aéreo, para comparar, nos aspectos em análise, as opções tomadas. Finalmente é verificado, se existe oferta do lado dos fornecedores de soluções TI. Atingir uma integração logística, passa por garantir a interoperabilidade ao longo da cadeia logística, visando a reutilização da informação através de infra-estruturas TI flexíveis e partilhadas. Sistemas de EAI ou Enterprise Application Integration, bem desenhados e implementados, permitem que as organizações respondam agilmente, e em tempo útil, às necessidades de mudança e inovação. Os Web Services baseados em XML, normas abertas e tecnologia Internet, prometem potenciar estes requisitos do negócio. Com base nos resultados obtidos são feitas algumas sugestões e proposto um modelo conceptual que visa fomentar a interoperabilidade das TI entre os diferentes actores e possibilitar uma efectiva gestão do conhecimento. Face à complexidade e interesse do tema, são ainda sugeridos futuros trabalhos.
This research has the goals of identifying if the emerging Web Services technology could be a good approach for a strategy in the digital arena of the maritime-harbour business and also to suggest a conceptual model for that strategy. In order to pursue the goals in this industry, collaboration and integration enhancement is required, aiming information reuse throughout sharing flexible IT infrastructures. Supply-chain interoperability is becoming an essential requisite to accomplish. EAI systems or Enterprise Application Integration systems, well designed and implemented, allow the organizations to address both business changes and innovation needs. The XML based Web Services, open rules and Internet technology, promise to enable these business requirements. This business has many players with different roles, and goes over borders, and therefore, in order to characterize the system being studied and to find the right answers to the questions under research, it was chosen a triangulation approach, using different information sources. First of all, using some European final reports, which convey the EU situation. Secondly, the case study research is applied to some companies working in a Portuguese harbor, as well as the graph theory for the maritime net analysis. Thirdly, a benchmarking with the air transport is also made in order to identify the chosen options under the different criteria being analyzed. Finally, it is checked which solutions are available from the IT market suppliers. Based on the results found, some recommendations are made and a conceptual model is proposed in order to boost the IT interoperability among the different players, enabling an effective global knowledge management. Given the complexity of this subject, future work is also suggested.
Description: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/1016
Appears in Collections:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Logistics SI v42.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

 
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE