Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9988
Título: Gestão por processo : contributo para a concepção e competitividade das organizações
Autor: Pires, António Manuel Ramos
Pereira, Maria Odete de Almeida
Machado, Virgílio Cruz
Data: 2005
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Pires, António Manuel Ramos, Maria Odete de Almeida Pereira e Virgílio Cruz Machado (2005). "Gestão por processo : contributo para a concepção e competitividade das organizações". Estudos de Gestão, X(1):35-56
Resumo: A concepção das organizações enquadra-se na resposta às mudanças frequentes e drásticas da própria concepção dos produtos/serviços. A Gestão por Processos, requerida pela norma ISO 9001 publicada em finais de 2000, encaminhou as organizações com sistemas da qualidade certificados para a aplicação desta abordagem. Contudo, os resultados estão, em grande parte das organizações, abaixo das expectativas. Esta constatação conduziu-nos à sistematização de uma Metodologia para a Concepção das Organizações baseada em dois macro processos. 0 primeiro transpõe os requisitos organizacionais para formatos estruturais e estratégicos. Este processo, para além dos requisitos funcionais, tem como entradas as características da envolvente, a missão e a visao da organização. As saídas são constituídas pelas soluções estruturais e pelas estratégias, os mercados e as tecnologias. 0 segundo macro processo transpõe os objectivos estratégicos para uma rede de processos (gestão, operacionais e de suporte). Este artigo apresenta a validação da metodologia ao nível do segundo macro processo, em que visámos compreender as relações existentes entre as soluções estruturais e os modelos de gestão dos processos adoptados através de uma amostra de 20 empresas. Concluímoos que não existiam interacções entre a estratégia e a estrutura, que a coerência entre os objectivos dos processes era débil e que estes estavam, insuticientemente, alinhados com os os objectivos estrategicos. Neste artigo são ainda apresentados e discutidos, os modelos de processos, as formas de gestão e os respectivos indicadores, apontando as respectivas tendências, vantagens e limitações.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9988
Aparece nas colecções:2005, Volume X, nº 1

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