Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9939
Título: Determinantes da estratégia das subsidiárias de empresas multinacionais
Autor: Couto, João Pedro Almeida
Gonçalves, Vítor da Conceição
Fortuna, Mário José Amaral
Palavras-chave: Estratégia
Cultura Nacional
Gestão lnternacional
Subsidiária
Data: 2001
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Couto, João Pedro Almeida, Vítor da Conceição Gonçalves e Mário José Amaral Fortuna (2001). "Determinantes da estratégia das subsidiárias de empresas multinacionais". Estudos de Gestão, VI(2):127-142
Resumo: Considerando a globalização das actividades e os desafios particulares da gestão das subsidiárias de companhias multinacionais, foi efectuado um estudo dos principais factores que condicionam o processo de definição da sua estratégia. Analisando as tipologias de estratégia das subsidiárias, existentes na literatura, foram seleccionados dois modelos e estabelecido um conjunto de hipóteses: uma primeira, relativa ao conjunto dos factores que influenciariam a escolha estratégica; uma segunda, sobre o relacionamento entre as tipologias dos dois modelos seleccionados e; uma terceira, relativa à influencia do tipo de estratégia da subsidiária sobre o desempenho. Este estudo envolveu uma análise de cinco países Europeus e permitiu concluir que variáveis de base nacional, conjuntamente com a idade e capacidade tecnológica das subsidiárias, influenciam o tipo de estratégia adoptado.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9939
Aparece nas colecções:2001, Volume VI, nº 2

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