Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/987
Título: “Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”
Autor: Graça, João Carlos
Palavras-chave: Excesso populacional
Declínio demográfico
Níveis salariais
Despesas públicas
Data: 2009
Editora: ISEG. SOCIUS
Citação: Graça, João Carlos. 2009. “Fim dos tempos” ou “juventude do mundo”? : ensaio de recuperação de Malthus e dos seus críticos oitocentistas para as recentes discussões relativas ao “declínio demográfico”. SOCIUS Working papers, 5:28 p.
Relatório da Série N.º: SOCIUS Working papers;5
Resumo: O actual contexto de discussão das relações entre o “declínio demográfico”, a chamada globalização e as políticas de downsizing da intervenção estatal na economia permite estabelecer um certo número de paralelos e de oposições com o que foi o quadro da recepção das ideias de Malthus na Europa de oitocentos. Eis algumas das questões defrontadas: vivemos uma época de “fim dos tempos” ou a história da humanidade caracteriza-se por um progresso potencialmente indefinido? Se Malthus acertou no diagnóstico dos problemas demográficos fundamentais, como articular isso com realidades como o aumento generalizado da esperança média de vida e a cessação do crescimento demográfico? E que implicações ou restrições resultam para as políticas públicas?
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/987
Aparece nas colecções:DCS - Documentos de trabalho / Working Papers
SOCIUS - Documentos de Trabalho / SOCIUS - Working Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
WP_5_2009.pdf241,77 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.