Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9848
Título: A procura de produtos de lotaria em Portugal : uma análise socioeconómica
Autor: Kaizeler, Maria João Pagarim Ribeiro
Orientador: Faustino, Horácio
Marques, Rafael
Palavras-chave: Lotarias
Jogo
Portugal
Painel
Regressão
Sociologia
Religião
Género
Rendimento
Nível de Educação
Lotteries
Gambling
Panel
Regression
Sociology
Religion
Gender
Income
Level of Education
Data de Defesa: Jul-2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Kaizeler, Maria João Pagarim Ribeiro (2015). "A procura de produtos de lotaria em Portugal : uma análise socioeconómica". Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A procura de produtos de lotaria em Portugal: Uma análise socioeconómica. Este projecto de investigação tem duas componentes. Uma, em que se fez uma análise internacional (de 1994 até ao presente), com dados em painel, para cerca de 100 países. Outra, que consistiu numa análise efectuada nacionalmente, com dados da SCML, para 5 anos e 22 distritos. Os nossos resultados sugerem que os países mais ricos, com menor índice educacional e com maior percentagem de idosos consomem mais produtos de lotaria. Os resultados sugerem também que os homens jogam mais que as mulheres e que existe uma relação positiva entre a religião e o jogo de lotaria. Nacionalmente, as despesas no jogo apresentam uma correlação positiva com o rendimento médio por distrito, mas esta relação apresenta-se como um U invertido. Em Portugal a despesa no jogo decresce quando o nível de escolaridade aumenta e os católicos casados jogam, em média, mais que os que não são casados pela Igreja ou não são católicos. No confronto dos resultados obtidos a nível internacional com os dados de Portugal, verificou-se que em Portugal consome-se mais este tipo de produtos do que se consome em média quer na Europa quer no Mundo inteiro, sugerindo que os Portugueses têm maior tendência para o jogo de lotaria.
The demand for lottery products in Portugal: A socio-economic analysis. This project has two components. The first, consists of an historical panel data analysis, comprising data from 15 years of nearly 100 countries. The other, consists of a panel data analysis covering 22 Portuguese districts and five years. Our results suggest that richer countries, with lower educational level and greater percentage of older people consume more lottery products. The results also suggest that men play more than women and that there is a positive relationship between religion and lottery gambling. Nationally, our results found that richer Portuguese districts spend more and that there is an inverted-U relationship between lottery sales and per capita income. The results also showed that married Catholic citizens spend more on lottery products than others and that the level of education returns a negative effect on lottery spending. Comparing the results from Portugal with the ones found internationally, it was found that the lotteries consumption in Portugal is higher, than the European and World averages, meaning that Portuguese people have a higher propensity to play the lottery.
Descrição: Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9848
Aparece nas colecções:DCS - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis
BISEG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TD-MJPRK-2015.pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.