Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9824
Título: Plano de negócios para a expansão do restaurante "Charcutaria Lisboa"
Autor: Silva, Maria Leonor Ferreira de Lima Oliveira da
Orientador: Crespo, Nuno
Palavras-chave: Plano de negócios
expansão de negócio
restauração
Business plan
expansion of business
food company
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Silva, Maria Leonor Ferreira de Lima Oliveira da (2015). "Plano de negócios para a expansão do restaurante "Charcutaria Lisboa"". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A realização de um plano de negócios é um dos métodos mais importantes para se conseguir alcançar o sucesso empresarial (Delmar e Shane, 2003). Este trabalho final de mestrado consiste na proposta de um plano de negócios para a expansão de uma empresa de restauração, já existente e com experiência no setor da restauração (Charcutaria Lisboa - Mercado de Campo de Ourique). A atividade chave deste novo projeto é a comercialização de refeições rápidas, sendo tapas ou pratos mais completos, todos à base de produtos de charcutaria gourmet. É um conceito inovador e diferente da concorrência. Para além de restaurante, terá incluído uma zona de bar especialista em vinhos e gin's. A metodologia utilizada neste plano de negócios é uma junção entre a metodologia de Harvard (2007) e Kuratko (2009), que orienta e organiza todas as informações necessárias para se dar início a uma atividade. Foram utilizadas informações sobre as envolventes externas, informações estratégicas, técnicas, operacionais, financeiras, entre outras. Foram também efetuadas recolhas de dados primários, através de dois inquéritos elaborados, e recolhas de dados secundários em bases de dados, fundamentais para o desenrolar deste projeto. A nível de resultados financeiros, a análise do projeto demonstrou ser bastante positivo e, por isso, atrativo.
One of the most important methods to achieve business success is writing a business plan (Delmar e Shane, 2003). This master final dissertation is executed by the development of a business plan for the expansion of a food company that already exists and has experience in the catering sector ("Charcutaria Lisboa" - Campo de Ourique Market). The key-activity for this new project is the distribution of fast food, as tapas and complete plates with charcuterie gourmet products. It is an innovator and different from the competitors concept. Apart from the restaurant, there will have a wine and gin specialized bar. The methodology used in this business plan it's the junction of Harvard (2007) and Kuratko (2009) methodologies, that lead and organize all the necessary information to begin/start an activity. Information regarding the external environment, strategy, operations and finance are used in this method. There will be also the collection of primary data through the launch of two surveys and secondary data from data bases. These two types of data were essential to develop this project. Regarding the financial evaluation, the analysis of the project demonstrated optimistic results, indicating its attractiveness.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9824
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-MLFLOS-2015.pdf1,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.