Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9426
Título: Relatório de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 Dona Filipa de Lencastre.
Autor: Costa, Madalena Azeredo Vasconcelos Fonseca da
Orientador: Pedro, Maria da Conceição Ribeiro Rexêlo
Casqueiro, João Henrique Vieira
Palavras-chave: Clima relacional
Desporto escolar
Disciplina
Educação física para a saúde
Estratégias
Necessidades de formação
Organização
Prática pedagógica
Programas nacionais de educação física
Data: 2015
Citação: Costa, Madalena Fonseca da (2015) - Relatório de estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 Dona Filipa de Lencastre. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente relatório baseou-se no processo de estágio pedagógico, parte integrante do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico realizou-se na Escola Secundária 2,3 Dona Filipa de Lencastre, durante o ano letivo 2014/2015. Com vista à profissionalização, o estágio prevê o desenvolvimento das competências necessárias ao desempenho da profissão docente, representadas, no Guia de Estágio, por quatro áreas – Organização e Gestão do Ensino Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógicas (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relações com a Comunidade (Área 4). Numa perspetiva contextualizada, farei uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas em cada uma das áreas, salientando as dificuldades sentidas, os desafios, e o processo de formação desenvolvido. Saliento também aquelas competências que, de futuro, deverei reforçar por, no final do estágio, ainda não estarem completamente adquiridas. Na área 1, saliento como principal dificuldade o controlo da disciplina devido aos problemas ocorridos durante o ano letivo. Na área 2, deverei melhorar o rigor na utilização de procedimentos científicos, como a construção e aplicação de instrumentos e o processamento dos dados recolhidos. Na área 3, destaco como ponto forte o desenvolvimento dos treinos de Desporto Escola (DE) e, como dificuldade, a capacidade de gestão das relações interpessoais na comunidade escolar. Por fim na área 4, destaco como principal dificuldade a capacidade de delinear estratégias que sejam profícuas na resolução dos problemas da turma.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9426
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Madalena Costa.pdf699,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.