Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9417
Título: O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no ensino secundário e o impacto da classificação na média de acesso ao ensino superior.
Autor: Gomes, Tânia Raquel da Silva Santos
Orientador: Diniz, José Manuel Fragoso Alves
Palavras-chave: Alunos
Avaliação sumativa
Critérios de classificação
Educação física
Ensino secundário
Ensino superior
Estágio pedagógico
Experiência profissional
Média final
Professores
Data: 2014
Citação: Gomes,Tânia (2014) - O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no ensino secundário e o impacto da classificação na média de acesso ao ensino superior. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este relatório pretende analisar o trabalho de investigação realizado, no âmbito do estágio pedagógico, no ano letivo de 2007/2008, na Escola Secundária Pedro Nunes e que decorreu da identificação de ambiguidades relacionadas com os critérios de classificação utilizados pelo Departamento de Educação Física. Perante este problema, foi elaborada uma proposta de critérios de classificação adequados às referências nacionais e ajustados à comunidade escolar. Posteriormente, comparámos as classificações atribuídas através dos critérios de classificação que vigoravam e a nova proposta e verificaram-se diferenças significativas entre ambas. Foi, também, analisado o efeito desta proposta na média final do secundário, tendo-se obtido os mesmos resultados e verificou-se ainda, que o impacto da classificação desta disciplina na média de acesso ao ensino superior promovia melhorias nas médias da maioria dos alunos. Passados seis anos, verificámos que a proposta apresentada ainda se encontra em vigor, tendo sofrido apenas alguns ajustamentos, mas parece que, mesmo adequados e objetivos, os critérios de classificação ainda não são utilizados por todos os professores nem conhecidos pelos alunos. A reflexão crítica sobre esta problemática envolve as experiências vividas durante o estágio e toda a experiência profissional que entretanto foi desenvolvida ao longo destes anos.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9417
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese mestrado Tania versão final.pdf1,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.