Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9414
Título: Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire.
Autor: Silva, Tiago Rodrigues Pereira da
Orientador: Januário, Nuno Miguel da Silva
Palavras-chave: Educação física
Episódio instrucional
Investigação-Ação
Perceção
Reflexão crítica
Retenção
Data: 2015
Citação: Silva, Tiago Pereira da (2015) - Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O estudo propõe uma reflexão crítica sobre um projeto de investigação-ação desenvolvido na Escola Secundária Braamcamp Freire e que visou avaliar o grau de retenção da informação demonstrado pelos alunos, em função da informação transmitida pelos professores de Educação Física nos diferentes episódios instrucionais da aula. Avaliamos se a retenção é influenciada por fatores como o género, Idade, diferentes episódios instrucionais, classificação do 1º período a Educação Física, gosto pela tarefa, concordância e importância atribuída à informação. O estudo envolveu 73 alunos e 5 professores, num total de 149 episódios instrucionais. Os episódios foram gravados em suporte audiovisual, tendo sido pedido aos praticantes que reproduzissem a mensagem transmitida. As instruções dos professores foram comparadas com as respostas dos praticantes, através de procedimentos quantitativos e qualitativos. Os resultados demonstraram que os alunos não conseguem relatar toda a informação. Não foram encontradas relações entre o género e o grau de retenção da informação, como também não se verificam diferenças significativas entre a coerência da informação recebida e variáveis como a nota do 1º período e idade. A reflexão crítica focaliza-se no impacto que a investigação-ação teve no nosso desenvolvimento profissional, recorrendo-se à experiência vivida e à teoria para a sua fundamentação.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9414
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tiago finalisssima.pdf774,13 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.