Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9402
Título: Relatório detalhado sobre a atividade profissional dos últimos cinco anos, 2009-10 a 2013-14.
Autor: Anselmo, José Manuel de Oliveira
Orientador: Rodrigues, António José Mendes
Palavras-chave: Avaliação em educação física
Desempenho docente
desporto escolar
Ensino e aprendizagem
Escola e comunidade
Ética profissional
Formação interna
Grupo disciplinar
Planeamento
Projeto de educação física
Data: 2015
Citação: Anselmo, José (2015) - Relatório detalhado sobre a atividade profissional dos últimos cinco anos, 2009-10 a 2013-14. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente Relatório Detalhado de Atividade Profissional reflete a vivência de mais 27 anos de docência do seu autor, pese embora, se circunscreva a sua análise crítica aos últimos cinco anos letivos (2009-2014), os quais decorrem na mesma escola pública. Estabelecemos uma caraterização do contexto escolar, relevando-se a importância do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas onde o docente leciona. Prossegue-se com os aspetos organizacionais do Grupo Disciplinar de Educação Física, caraterizando-se os seus recursos humanos, as instalações desportivas e as suas fontes de financiamento. Descrimina-se, de igual modo, as decisões estratégicas que emanam do Projeto de Educação Física, nomeadamente, as que condicionam a composição curricular e a avaliação dos alunos, a atividade interna e externa do Desporto Escolar, a formação contínua interna ou a estratégia comunicacional do Grupo disciplinar. Por fim, concluímos com uma profunda Reflexão da Atividade Profissional, em torno de quatro dimensões de análise: (1) A dimensão profissional, social e ética; (2) O desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos; (3) A participação na escola e a relação com a comunidade educativa; (4) O desenvolvimento da formação profissional ao longo da vida.
ABSTRACT : The present professional activity detailed report reflects the personal experience of more than twenty seven years of teaching, however, in terms of critical analysis, it will be limited to the last five academic years (2009-2014) all spent in the same public school. In this document, while establishing a school context characterization, we try to underline the importance of our Group of Schools Educational Project. Afterwards we describe and analyse the organizational aspects of the Physical Education Disciplinary Group (PEDG), characterizing its human resources, sport facilities and financing sources. In the same manner, we try to detail the strategic decisions that emanate from the Physical Education Project, namely those that condition the curricular content and the student’s assessment, the School Sports internal and external activities, the internal continuing education and the communicational strategy of the PEDG. Finally we try to make an in depth reflexion of our professional activity based on four analysis dimensions: 1. The professional, social and ethical dimension; 2. The students teaching-learning development; 3. The school participation and the school community relationship; 4. The development of lifelong professional learning.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9402
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final Completo verificado_1Jul (José Anselmo).pdf4,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.