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Título: O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico.
Autor: Contreiras, Mariana dos Santos
Orientador: Diniz, José Manuel Fragoso Alves
Palavras-chave: Avaliação
classificação
Critérios
Educação física
Normas de referência
PNEF
Classification
Criteria
Evaluation
Physical Education
Reference standards
Data: 2014
Citação: Contreiras, Mariana dos Santos (2014) - O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico. Relatório de Estágio.Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este estudo pretende ser uma reflexão acerca do trabalho realizado na Escola Secundária Pedro Nunes. Nesta escola foram identificadas divergências entre os critérios de classificação anteriormente em vigor e as normas de referência dos PNEF, dado que os critérios de classificação da disciplina não estavam estabelecidos de forma objetiva e não tinham como referência os níveis de desempenho Introdutório, Elementar e Avançado. Foi então analisado o conhecimento dos alunos e a opinião dos professores acerca desses mesmos critérios. Verificámos que os alunos não identificavam os critérios de classificação e a maioria dos professores demonstrava uma necessidade de mudança nos mesmos. Face a estes resultados foi apresentada uma proposta de alteração aos critérios de classificação e, posteriormente, foram comparadas as classificações finais dos alunos utilizando os dois protocolos de avaliação sumativa. Concluiu-se existirem diferenças significativas nas classificações. Seis anos após a apresentação da referida proposta verificámos se esta se mantinha, se tinha sofrido alterações percebendo os motivos que as geraram, e procurámos determinar a sua importância para o grupo disciplinar. Segundo os professores, a proposta resultou num contributo bastante positivo para a prática da Educação Física na escola, tendo sofrido pequenos ajustes para melhor se adequar aos seus alunos.
ABSTRACT : This study intends to be a reflection about the work carried out at Escola Secundária Pedro Nunes, where differences were identified between the classification criteria previously operative and the PNEF’s reference standards, since the classification criteria of the class were not established objectively and did not have as reference the performance levels: Introductory, Elementar and Advance. The students’ knowledge on the matter and the teachers’ opinions were then analyzed. We have noticed that students did not identify the classifications criteria and that the majority of teachers has a need for change as far as these criteria are concerned. Taking into consideration these results, a proposal was presented amending these classification criteria and, afterwards, the students’ final grades were compared using the two protocols of summative evaluation. It was concluded that there are no significant differences in the classification. Six years after the presentation of this proposal we checked if the latter was maintained or if it had changed and tried to realizeits reasons in order to determine its importance for the disciplinary group. According to the teachers, the proposal resulted in a very positive contribution to the Physical Education practice at school and has undergone minor adjustments to best suit the students.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9401
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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