Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9384
Título: A dança nas escolas do ensino básico em Portugal : concepções e práticas dos professores do 3º ciclo.
Autor: Alegre, Luisa del Rocio Cobeña
Orientador: Fernandes, Margarida da Conceição de Jesus Moura
Alves, Maria João Fernandes do Nascimento
Palavras-chave: 3.º Ciclo do ensino básico
Concepções
Dança
Ensino
Escola
Práticas
Professor
3 rd Cycle of Basic Education
Dance
Practices
Teacher
Teaching
School
Thoughts
Data de Defesa: 2015
Citação: Alegre, Luisa (2015) - A dança nas escolas do ensino básico em Portugal : concepções e práticas dos professores do 3º ciclo. Tese de Doutoramento. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente estudo de natureza exploratória e descritiva desenvolveu-se a partir das concepções subjacentes às práticas dos professores que lecionam Dança nas escolas portuguesas na área da Educação Física (EF), de Educação Artística (EA) e das Atividades Rítmicas e Expressivas do Desporto Escolar (ARE do DE), do 3.º Ciclo de Ensino Básico. O problema central assentou na falta de informação atualizada sobre este tema, pelo que, através do modelo do pensamento do professor (Clark & Peterson, 1986), objetivou-se, caracterizar e comparar os pensamentos pré-ativos, pós-ativos, as teorias e as crenças dos professores das diferentes áreas. O desenho metodológico privilegiou uma metodologia mista, articulando uma fase extensiva, através do questionário (557 professores) e uma fase intensiva, através de entrevista (63 professores), aplicados entre 2010 e 2011, contemplando uma amostra a nível nacional. As técnicas de análise em uso foram os procedimentos estatísticos (descritivos e inferenciais) e a análise de conteúdo. Os resultados mostram que, a Dança na EF e EA é uma abordagem emergente no 3.º CEB a partir de 2001. Na área de EA, o professor de EF é o principal responsável pelo ensino da Dança, constatando-se lacunas a nível do conhecimento da Dança como forma de arte. Existe diversificação de concepções e práticas intra-áreas, porém quando comparadas entre si (interáreas), encontram-se diferenças parciais, mostrando que a cultura de Dança, na escola, centra-se prioritariamente na matéria alternativa do Programa Curricular de EF (2001). Como principais dificuldades práticas, o professor sente o preconceito dos alunos do género masculino e a necessidade de possuir conhecimento mais aprofundado de Dança, para induzir ambientes criativos e inovadores. Mostra-se que, quanto mais elevada é a experiência, o conhecimento de conteúdo e o conhecimento didático em Dança, menos dificuldades são sentidas pelos professores e maior importância é dada ao ensino de Dança. Daqui, ressalta-se a relevância dos mecanismos de formação inicial e contínua.
ABSTRACT : The present study is exploratory and descriptive in nature, being developed from reflections on the thought and practices of Dance teachers of the 3rd cycle of basic education who operate in the curricular areas of physical education (PE) and arts education (AE), as well as in the area of rhythmic and expressive activities of the National Sport Program (NSP). The main problem lies in the lack of up to date information about this subject, whereby, following the model of teacher´s thought processes (Clark & Peterson, 1986), it was aimed to characterize and compare the preactive, postactive thoughts of the teachers, their theories and beliefs of the different areas. The methodological design favored a mixed methodology (Muijs, 2004), articulating an extensive phase through a questionnaire (557 teachers) and an intensive phase by interviews (63 teachers) between 2010 and 2011, considering a sample on a national level. The analyzing techniques in use were statistical procedures (descriptive and inferential) and content analysis. The results show that Dance in PE and AE is an emerging approach in the 3rd cycle of basic education as of 2001. In the area of AE, the PE teacher is the primarily responsible for teaching Dance, with notable gaps in knowledge levels about Dance as an art form. There is diversity of intra-area thoughts and practices, but when compared to each other (inter-areas) partial differences were found, showing that the Dance culture at school focuses primarily on alternative matter from the PE curriculum (2001) . As main practical difficulties the teacher feels the prejudice that affects mainly male students and the necessity of having deeper knowledge about Dance for inducing creative and innovative environments. It is shown that the higher the experience and the knowledge about content and teaching dance, the lesser are the difficulties felt by the teachers, and more importance is given to the teaching of Dance. Thus, it emphasizes the importance of mechanisms for initial and continuous training.
Descrição: Doutoramento em Motricidade Humana, especialidade de Dança
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9384
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

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