Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9279
Título: Influência dos padrões estéticos na imagem corporal de adolescentes do género feminino : um estudo com professores e alunos na educação física escolar.
Autor: Oliveira, António Ricardo Catunda de
Orientador: Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos
Marques, Adilson Passos da Costa
Palavras-chave: Adolescentes
Educação física
Imagem corporal
Professores
Programa de intervenção
Adolescents
Body image
Intervention program
Physical education
Teachers
Data de Defesa: Jun-2015
Citação: Oliveira, António Catunda de (2015) - Influência dos padrões estéticos na imagem corporal de adolescentes do género feminino : um estudo com professores e alunos na educação física escolar. Tese de Doutoramento. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Esta tese apresentou como objetivo saber o que a escola e a disciplina de Educação Física desenvolvem para a formação da imagem corporal de adolescentes do gênero feminino, por meio de um estudo experimental de caráter quantitativo e qualitativo. No estudo quantitativo, relativamente às meninas, conheceu-se a percepção da imagem corporal, nível de aptidão física, adesão a pratica de atividade física formal e informal e níveis de atividade física nas aulas de Educação Física, de 102 alunas com média de 15,5 (±1,2) anos de idade, sendo 50 adolescentes da escola experimental (49%) e 52 adolescentes da escola controle (51%), matriculadas nas turmas de 1° e 2° ano do ensino médio da rede pública de ensino. Os dados quantitativos foram tratados utilizando-se o recurso da estatística descritiva. Na escola experimental verificou-se com o programa uma melhoria significativa na percepção que as meninas tinham sobre a sua imagem corporal. Ocorreu uma tendência favorável a uma melhor percepção da imagem corporal das meninas que se encontravam na zona saudável (sem risco) dos testes de aptidão física. A maior parte das meninas praticava atividade física somente nas aulas de Educação Física, sendo que a maioria referiu não praticar atividade física informal nos momentos de lazer, com índices mais elevados de ausência para as atividades formais. As meninas apresentaram baixos níveis de atividade física durante as aulas aquém das recomendações, com melhoria após o programa de intervenção. No estudo qualitativo foi possível analisar por meio de 8 grupos focais (48 alunas) a questão foco da investigação a partir das experiências pessoais. No que refere aos professores foi utilizada uma entrevista para análise das preocupações e decisões relativas ao ensino. As alunas apresentaram elevado índice de insatisfação com o corpo e a disposição em assumir comportamentos de risco em busca do corpo ideal, afirmando a inexistência de abordagem da imagem corporal nas aulas de Educação Física. Os professores se preocuparam mais com o impacto do ensino e as decisões concentravam-se na experiência para a escola experimental e no planejamento para a escola controle. No que refere o contexto das aulas foi identificado uma má gestão do tempo de aula e baixo nível de atividade dos alunos. Os resultados nos permitiu formular uma série de recomendações aos professores, gestores da educação e classe política.
ABSTRACT : This thesis had as objective to know what the school and Physical Education developed for the formation of the body image of female adolescents, through an experimental study of quantitative and qualitative. In the quantitative study, for girls, met the perception of body image, physical fitness, adherence to the practice of formal and informal physical activity and levels of physical activity in physical education classes, 102 students with an average of 15, 5 (± 1.2) years of age, and 50 adolescents in the experimental school (49.0%) and 52 adolescents in the control school (51.0%), enrolled in classes of 1st and 2nd year of high school public school system. Quantitative data were processed using the feature descriptive statistics. In the experimental school was found with a significant improvement program in the perception that the girls had on their body image. There was a favorable trend to a better perception of body image of girls who were in the healthy zone (no risk) of physical fitness tests. Most of the girls practiced physical activity only in Physical Education, and the majority reported not practice informal physical activity during leisure time, with higher rates of absence for formal activities. The girls had low levels of physical activity during class short of recommendations, with improvement after the intervention program. In the qualitative study parse through 8 focus groups (48 students) the issue focus of research from the personal experiences. As regards the teachers used an interview to analyze the concerns and decisions on education. The students showed a high rate of dissatisfaction with the body and the willingness to assume risk behaviors in search of the ideal body, saying the lack of approach to body image in Physical Education. Teachers are more concerned about the impact of education and decisions focused on the experience to the experimental school and planning for school control. As regards the context of classes a bad time management class and low level of student activity has been identified. The results allowed us to make a number of recommendations to teachers, education managers and politicians.
Descrição: Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Didáctica da Educação Física e Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9279
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE versão FINAL.pdf2,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.