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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.5/925

Título: Estratégias e práticas de gestão e desenvolvimento de recursos humanos. Estudos de caso numa rede de empresas
Autor: Serrano, Maria Manuel Renga Capelão
Orientador: Kovács, Ilona
Palavras-chave: Rede de empresas
meio ambiente
estratégias
gestão de recursos humanos
práticas de gestão de recursos humanos
desenvolvimento de recursos humanos
Network of enterprises
environment
strategy
human resources management
management practices of human resources
human resources development
Issue Date: May-2009
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Serrano, Maria Manuel Renga Capelão. 2009. "Estratégias e práticas de gestão e desenvolvimento de recursos humanos. Estudos de caso numa rede de empresas". Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Esta investigação procura relacionar dois conceitos centrais: a rede de empresas e a gestão dos recursos humanos. Desta forma definiu-se como objectivo geral a caracterização do modelo de relacionamento numa rede de empresas e a identificação das estratégias e práticas de gestão de recursos humanos de cada uma das componentes da rede. Procurou saber-se se o papel que as empresas ocupam na rede (empresa subcontratante/empresas subcontratadas) e a divisão do trabalho entre elas (trabalho qualificado/trabalho não qualificado) teria influência nas práticas de gestão de recursos humanos adoptadas e consequentemente na satisfação dos trabalhadores com essas mesmas práticas. Foram quatro as hipóteses que orientaram a investigação: i) O modelo de relacionamento da rede de empresas assenta essencialmente no controlo da empresa subcontratante e na dependência, embora em grau variável, das empresas subcontratadas relativamente ao cliente; ii) A capacidade de reacção das empresas subcontratadas às condicionantes do meio está relacionada com o grau de dependência que mantêm relativamente ao cliente; iii) As práticas de gestão de recursos humanos das empresas são fortemente condicionadas pela divisão do trabalho entre empresa subcontratante e empresas subcontratadas; iv) O grau de satisfação dos trabalhadores com as práticas de gestão de recursos humanos é mais elevado na empresa subcontratante. O trabalho de campo, cuja estratégia metodológica assentou no estudo de casos, desenvolveu-se numa rede formada por seis empresas (uma empresa subcontratante e cinco empresas subcontratadas) localizada no Alentejo Central. A pesquisa de terreno visou a caracterização do modelo de relacionamento entre as empresas da rede, com especial atenção para o grau de dependência das empresas subcontratadas relativamente à empresa subcontratante, e das práticas de gestão de recursos humanos. A recolha de dados fez-se essencialmente com base em entrevistas (aos dirigentes das empresas) e questionários (aos trabalhadores) e os resultados do estudo permitiram confirmar as hipóteses previamente definidas.
This research seeks to relate two central concepts: the network of companies and the human resources management. With this purpose was defined as the overall objective of this research the characterization of the type of relationship in a network of firms and the identification of the strategies and practices of human resource management of each network components. Looked know whether the role that companies within the network (the multinational company and the subcontractors firms) and the division of work between them (qualified work / not qualified work) would have influence on management practices of human resources adopted and, consequently, in the satisfaction of workers with these practices. The four hypothesis that guided the research are the following: i) The relationship model of the network of companies is based mainly on the control of the multinational company and on the dependence, although in varying degrees, of the subcontractors firms from the client; ii) The subcontractors ability to react to the business environment is related to the degree of dependence that they keep to the client; iii) The practices of enterprises in what concern the human resource management are severely constrained by the division of labour between the multinational company and his subcontractors; iv) The degree of satisfaction of employees with the practices of human resource management is highest in the multinational company. The research process, whose methodological strategy is based on the case studies approach, has been developed at a network of firms formed by six enterprises (one multinational company and five subcontractors firms) located in Alentejo Central (a region in the South of Portugal). The research aimed to characterize the model of relationship between the companies in the network, with particular attention to the analysis of the degree of dependence of the subcontractors firms regarding to the multinational company and of their practices of human resource management. Data collection has been based largely on interviews (to the leaders of firms) and questionnaires (to the workers) and the results of the study confirm the assumptions previously set.
Descrição: Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/925
Appears in Collections:DCS - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis
BISEG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis

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