Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9217
Título: Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso
Autor: Júnior, José Paiva Batista
Orientador: Picoto, Winnie Ng
Palavras-chave: Big Data
Fatores Críticos de Sucesso
Valor Organizacional
Delphi
Critical Success Factors
Organisational Value
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Júnior, José Paiva Batista (2015). "Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O aumento considerável dos dados disponíveis nas organizações pode ser usado como uma fonte de vantagem competitiva. A tomada de decisão baseada nos dados ganha cada vez mais importância, e cresce também o interesse em torno do big data. Apesar da crescente popularidade do conceito do big data, a investigação académica realizada nesta temática encontra-se ainda numa fase inicial. Este estudo pretende complementar a pesquisa existente e tem como objetivo identificar os principais fatores críticos de sucesso para retirar valor do big data através da revisão da literatura. Para melhor compreender a relevância de cada um dos fatores identificados, optou-se por colocá-los à disposição de um painel de 18 profissionais de forma a criar uma ordenação de acordo com o grau de importância. Para este processo foi utilizado a metodologia de rankings Delphi, dividida em três fases e com duas rondas. De acordo com os resultados obtidos os cinco fatores críticos de sucesso mais importantes são: (1) desenvolver uma abordagem de big data alinhada com os objetivos estratégicos da organização; (2) possuir infraestrutura de TI adequada; (3) possuir novos modelos e ferramentas capazes de processar grandes volumes de dados; (4) cultura organizacional orientada para a gestão dos dados; (5) análise de dados automatizada ou semi-automatizada.
The increasingly amount of available data in the organization can be used as a source of competitive advantage. Data-driven decision-making gains more and more importance, and the interest around big data keeps growing. Despite this growing popularity of the concept of big data, the academic research conducted on this topic is still at an early stage. This study seeks to complement the existing research and aims to identify the main critical success factors to extract organizational value from big data. To better understand the relevance of each factor, it was decided to put them at the evaluation of a panel of 18 professionals in order to create a rank accordingly to the degree of importance. The ranking-type Delphi method was used for this stage of the study. This methodology was divided in three stages and two rounds. Accordingly to the obtained results, the five most important critical success factors are: (1) big data strategy aligned with the business objectives; (2) have the adequate IT infrastructure; (3) have new models and tools capable of processing large amounts of data; (4) Organizational culture oriented towards data management; (5) automated or semi-automated data analysis.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9217
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-JPBJ-2015.pdf654,23 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.