Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9213
Título: A influência das práticas de GRH no comportamento inovador dos coloboradores
Autor: Martins, Silvia Fernandes
Orientador: Gomes, Jorge
Palavras-chave: Práticas de GRH
Força da GRH
Envolvimento no trabalho
Compromisso afetivo
Satisfação no trabalho
Setor
País
Comportamento Inovador
HRM practices
HRM Strength
Work Engagement
Affective Commitment
Work Satisfaction
Sector
Country
Innovative Behaviour
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Martins, Silvia Fernandes (2015). "A influência das práticas de GRH no comportamento inovador dos coloboradores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Na presença de ambientes competitivos, o papel da Gestão de Recursos Humanos (GRH) ganha cada vez mais destaque quando uma determinada organização pretende alcançar uma vantagem competitiva sobre outras. Neste contexto os colaboradores através dos seus conhecimentos, competências e comportamentos perfazem a principal fonte de vantagem competitiva, podendo afetar positivamente a performance organizacional. Todavia a GRH tradicional carece de estratégia e apresenta algumas dificuldades na conexão entre estes dois conceitos. Neste âmbito, Bowen & Ostroff (2004) apresentam o conceito da Força da GRH (FGRH) em que as práticas de GRH (PGRH) a fim de se atingir os objetivos da organização, devem ser capazes de influenciar comportamentos e perceções através da comunicação de mensagens que fomentem a concordância e o consenso entre colaboradores. Deste modo a GRH evidencia-se como antecedente e promotora da inovação sendo o pressuposto básico que a capacidade de inovação de uma organização reside nos comportamentos, atitudes e numa posição pró-ativa e orientada para os objetivos dos seus colaboradores.O presente estudo pretende analisar numa primeira fase o efeito moderador do setor da organização na relação entre as práticas e a força da GRH e numa segunda fase o efeito moderador do País e os efeitos mediadores da FGRH, do envolvimento no trabalho, do compromisso afetivo e da satisfação no trabalho na relação entre as PGRH e o comportamento inovador. Este estudo é baseado em dados secundários oriundos de dois países, sendo a amostra constituída por 502 colaboradores.
In the presence of competitive environments, the role of Human Resource Management (HRM) gains increasing importance when an organisation intends to obtain competitive advantage. Within this context, the collaborators, through their knowledge, competencies and behaviour constitute the principal source of competitive advantage in the ability to be able to positively affect organisational performance. However, traditional HRM lacks strategy and presents some difficulties in the connection between these two concepts. Bowen & Ostroff (2004) present the HRM Strength (HRMS) concept where, so as to attain the objectives of the organisation, HRM practices (HRMP) should be capable of influencing behaviours and perceptions through the communication of messages that inspire agreement and consensus amongst the collaborators. In this way, HRM is seen as an antecedent and prompter of innovation, the basic presupposition being that innovation capacity of an organisation resides in the behaviours, attitudes and a pro-active position orientated by the objectives of the collaborators. The current study seeks to analyse, in a first stage, the moderator effect of the type of organisation on the relationship between the practices and the HRMS and, in a secondary phase, the moderator effect of the country and the mediator effects of HRMS, the engagement, commitment and work satisfaction in the relationship between HRMP the innovative behaviour. This study is based on secondary data on two countries, the sample constituting of 502 collaborators.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9213
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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