Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9191
Título: Análise da influência de constrangimentos didácticos na aprendizagem do jogo de andebol.
Autor: Chagas, Carlos Filipe da Silva
Orientador: Volossovitch, Anna Georgievna
Palavras-chave: Andebol
Constrangimentos didácticos
Indicadores técnico-tácticos
Jogos desportivos colectivos
Modelos de ensino
Data de Defesa: 2010
Citação: Chagas, Carlos (2010) - Análise da influência de constrangimentos didácticos na aprendizagem do jogo de andebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Nas últimas décadas, as estratégias de ensino nos desportos colectivos tendem a privilegiar os modelos baseados na compreensão do jogo. Estas metodologias, ao aproximar a situação de aprendizagem à da aplicação prática, transformaram o jogo no principal meio de ensino. O presente estudo pretende analisar e descrever a modificação do comportamento dos jogadores do escalão Infantis, na sequência da aplicação de um conjunto de constrangimentos didácticos (modificações regulamentares), aplicado ao jogo e, assim, analisar a eficácia deste tipo de metodologia no processo de ensino-aprendizagem do Andebol. A amostra foi constituída por 33 jogadores, com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos, divididos em quatro equipas (dois grupos de controlo e dois experimentais). Foram realizados dois estudos que procuraram comparar a qualidade do desempenho dos praticantes no jogo antes e depois da aplicação dos constrangimentos didácticos. Com recurso à metodologia observacional indirecta e procedimentos da estatística descritiva e inferencial foram analisadas as acções técnico-tácticas dos jogadores e a ocupação do espaço ofensivo do jogo. As diferenças significativas entre os grupos foram registadas apenas ao nível do número passes e de ataques. Todavia, o grupo experimental manifestou a tendência para os melhores resultados em vários indicadores ofensivos e defensivos registados. Ao nível de ocupação de espaço ofensivo não foram identificadas diferenças significativas entre os grupos experimental e de controlo, apesar de se verificar uma tendência de aumento da distância entre os jogadores em campo, depois da aplicação dos constrangimentos didácticos, tanto em situações de contra-ataque como de ataque organizado.
Descrição: Mestrado em Treino do Jovem Atleta
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9191
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



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