Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9190
Título: Impacto do treino de força versus treino de resistência na massa gorda corporal em mulheres normoponderais e com excesso de peso.
Autor: Salvador, Rogério Paulo Joaquim
Orientador: Barata, José Luís Ribeiro Themudo
Palavras-chave: Antropometria
Bioimpedância
Composição corporal
Massa gorda
Treino de força
Treino de resistência
Data de Defesa: 2010
Citação: Salvador, Rogério (2010) - Impacto do treino de força versus treino de resistência na massa gorda corporal em mulheres normoponderais e com excesso de peso. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Objectivos: este estudo teve como objectivo compreender o impacto do treino de força e do treino de resistência na composição corporal em mulheres normoponderais. Metodologia: 35 participantes foram divididas em três grupos: grupo de controlo (GC) (n=11), grupo de treino de resistência (GTR) (n=12) e grupo de treino de força (GTF) (n=12). A intervenção durou 12 semanas, tendo sido realizadas avaliações iniciais e finais do peso e da massa gorda através do protocolo de Jackson & Pollock e de bioimpedância eléctrica. Resultados: utilizando o protocolo de Jackson & Pollock foram obtidos resultados estatisticamente significativos na redução da %MG, com o GC a atingir -1,10% (p=0,045), o GTF -1,32% (p=0,007) e o GTR -1,40% (p=0,001). Utilizando o método BIA, não foram obtidos resultados estatisticamente significativos, tendo sido utilizadas as equações de Sun & cols, Segal & cols. e Lohman. O GTR apresentou redução de 0,04%, aumento de 0,01% e redução de 0,01%, respectivamente. O GTF reduziu a %MG em 0,74%, 0,27% e 0,03%, respectivamente. O GC diminuiu a %MG em 0,87%, 0,67% e 0,97%, respectivamente. Conclusões: as três metodologias de treino revelam-se eficazes na redução da %MG em mulheres normoponderais e foi o treino de resistência que se revelou mais eficaz.
Descrição: Mestrado na especialidade de Exercício e Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9190
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.