Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9189
Título: O stress relacionado com o trabalho no corpo académico : um estudo numa instituição de ensino superior politécnico.
Autor: Sabino, Ana Isabel Graça
Orientador: Carvalhais, José Domingos de Jesus
Palavras-chave: Bem-estar
Ensino superior
Factores de risco
Professores
Saúde
Stress
Trabalho
Data de Defesa: 2010
Citação: Sabino, Ana Isabel Graça (2010) - O stress relacionado com o trabalho no corpo académico : um estudo numa instituição de ensino superior politécnico. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Hoje em dia, é claro e indiscutível que o stress relacionado com o trabalho pode ter implicações sérias na saúde e bem-estar do indivíduo e no seu desempenho profissional. De entre as várias carreiras existentes, o corpo académico do ensino superior é um dos grupos mais expostos a este problema. Em Portugal, a avaliação do stress relacionado com o trabalho não é, ainda, uma prática comum, pelo que, não existem valores nacionais de referência para comparação valorativa do risco. Este estudo tem como objectivo melhorar o conhecimento sobre o stress relacionado com o trabalho no corpo académico do ensino superior politécnico, no que se refere à identificação dos factores de risco e das estratégias de coping mais frequentemente utilizadas, à avaliação do nível de stress percebido, do estado de saúde geral e do risco de danos para a saúde resultantes do stress relacionado com o trabalho. A abordagem teórica e metodológica deste estudo segue uma orientação cognitivo-transaccional (Lazarus & Folkman, 1984), defendida por muitos dos modelos de stress relacionado com o trabalho. A recolha de dados foi efectuada por questionário. Para identificação dos factores de risco foi construído um instrumento de recolha de dados, a partir de 13 instrumentos utilizados em estudos similares. Para a avaliação do nível de stress percebido, do estado de saúde geral e das estratégias de coping, foram, respectivamente, utilizados: o Perceived Stress Scale (Cohen, Karmarck & Mermelstein, 1983), o General Health Questionnaire-12 (Goldberg & Williams, 1988; Laranjeira, 2008) e o Brief COPE (Carver, 1997). O risco de danos para a saúde decorrentes do stress relacionado com o trabalho foi estimado e valorado com base no método proposto por Clarke & Cooper (2004). Em termos de resultados, conclui-se que, os stressores, são, de forma geral, análogos aos identificados noutros estudos, com as dimensões exigências, controlo, carreira, aspectos do trabalho e equilíbrio da vida pessoal e profissional a serem consideradas as mais stressantes. Conclui-se, ainda, que os valores encontrados para o nível de stress percebido e o estado de saúde geral são superiores aos encontrados noutros estudos. Estes resultados reflectiram-se na magnitude do risco de dano para a saúde resultante do stress relacionado com o trabalho, valorizado como médio a alto para a maioria da amostra, o que aponta para uma necessidade de uma intervenção, de forma a diminuir o risco de problemas de saúde decorrentes do stress relacionado com o trabalho. Para finalizar, no que se refere a mediadores do stress relacionado com o trabalho, verificou-se, que, perante situações stressantes, a amostra utiliza com maior frequência estratégias relacionadas com o planeamento, a aceitação e o coping activo.
Descrição: Mestrado em Ergonomia na especialidade de Ergonomia na Segurança no Trabalho
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9189
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_stress corpo docente.pdfDocumento principal1,11 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Apêndices.pdfApêndices1,66 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.