Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9187
Título: Caracterização do esforço e comportamento motor em dança : relação aula, ensaio e espectáculo de uma companhia profissional.
Autor: Silva, Luís Miguel Domingues Ferreira
Orientador: Rodrigues, Luís Miguel Xarez
Palavras-chave: Aeróbio
Anaeróbio
Comportamento motor
Dança
Treino
Data de Defesa: 2010
Citação: Silva, Luís Miguel Ferreira (2010) - Caracterização do esforço e comportamento motor em dança : relação aula, ensaio e espectáculo de uma companhia profissional. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A literatura tem vindo a referir que as aulas e os ensaios não preparam o bailarino para o espectáculo, existindo uma inadequação no treino quanto à solicitação energética. No comportamento motor, resultados expressam falta de especificidade motora em relação ao espectáculo. Objectivos: Estudar em que medida aulas, ensaios e espectáculo estão relacionados quando ao regime de esforço e do comportamento motor: Resultados: Diferenças significativas no rácio esforço/recuperação entre os três componentes estudados (aula = 0.63«0.19; ensaio = 0.93«0.56; espectáculo = 2.79«0.81). Frequência cardíaca regista maior duração a intensidades elevadas no espectáculo (aula = 47.23«7.07%FCR; ensaio = 39.65«11.54%FCR; espectáculo = 64.33«4.11%FCR). O dispêndio energético médio menor no ensaio mas sem diferenças significativas com a aula excepto allegro (aula = 4.37«1.49 MET). O lactato sanguíneo (mmol) evidencia valores de 1.46«0.35 para a barra, 1.90«0.35 para o adágio e 2.17«0.56 para o allegro, 1.51«0.3 ensaio e 3.39«0.8 no espectáculo. Conclusões: Verificam-se tipos de acções motoras utilizadas no espectáculo que não são usadas nas aulas, variando as durações de esforço em relação à recuperação. Aulas e ensaios são de predominância aeróbia com momentos explosivos anaeróbios alácticos, nomeadamente na fase de allegro, enquanto o espectáculo, apesar de predominância aeróbia, observa-se maior estimulação da fonte glicolítica.
Descrição: Mestrado em Performance Artística - Dança
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9187
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseDança_LuísCD.pdf2,63 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.