Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9176
Título: Suplementação com diferentes doses de maltodextrina e subseqüente resposta de parâmetros bioquímicos e fisiológicos relacionados a fadiga em atletas de futsal.
Autor: Fuke, Kenji
Orientador: Alves, Francisco José Bessone Ferreira
Palavras-chave: Atletas
Fadiga
Futsal
Hidratação
Lesão muscular
Maltodextrina
Potência anaeróbia
Stress oxidativo
Suplementação alimentar
Data de Defesa: 2010
Citação: Fuke, Kenji (2010) - Suplementação com diferentes doses de maltodextrina e subseqüente resposta de parâmetros bioquímicos e fisiológicos relacionados a fadiga em atletas de futsal. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da suplementação com diferentes doses de maltodextrina (MLTD) e subseqüente resposta de parâmetros bioquímicos e fisiológicos relacionados a fadiga em atletas de futsal, durante treinos de potência anaeróbia. Participaram desse estudo 8 atletas, do sexo masculino, integrantes da equipe adulta da Universidade Federal de Santa Maria. Foram analisados lactato sanguíneo, Água corporal total, Glicose, Creatina kinase, Desidrogenase Láctica, Substâncias Reativas ao Ácido Tiobarbitúrico, Tióis não-proteicos e Catalase. As coletas de sangue venoso foram realizadas em quatro momentos: Pré-treino, ao final do treino, 12 e 24 horas após a coleta realizada no final do treino. Tal procedimento foi repetido quatro vezes, pois, foram utilizadas bebidas com diferentes concentrações de maltodextrina. A ingestão de fluidos (5 ml/kg de Massa Corporal) a cada 15 minutos de treinamento foi suficiente para hidratar os atletas e a bebida contendo MLTD 6% foi mais eficaz para manter os níveis otimizados da glicemia. Apesar do MLTD não conseguir manter o equilíbrio entre moléculas antioxidantes e espécies reativas de oxigênio nos períodos de recuperação pós-treinos de potência anaeróbia, este auxilia na manutenção da glicemia, reposição do glicogênio muscular e conseqüentemente disponibiliza mais energia para realização dos treinamentos e jogos.
Descrição: Mestrado em Treino de Alto Rendimento
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9176
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação KNJ 15.06.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.