Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9172
Título: Efeitos da preparação física realizada dentro e fora da água sobre os índices lesão celular e condicionamento físico.
Autor: Olkoski, Mabel Micheline
Orientador: Alves, Francisco José Bessone Ferreira
Palavras-chave: Condicionamento aeróbio
Futsal
Hidroginástica
Lesão celular
Preparação física
Stress oxidativo
Data de Defesa: 2010
Citação: Olkoski, Mabel Micheline (2010) - Efeitos da preparação física realizada dentro e fora da água sobre os índices lesão celular e condicionamento físico. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O meio líquido talvez seja uma alternativa de ambiente para o treinamento e prevenção de lesões, já que o exercício é realizado com menor impacto nos membros inferiores. O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos da preparação física realizada com treinamento em piscina (aulas de hidroginástica) e em quadra sobre índices bioquímicos e de condicionamento físico de atletas de futsal. Doze jogadores de futsal foram divididos em dois grupos: 6 realizaram os treinos físicos em quadra (GTQ) e 6 realizaram os treinos físicos em piscina (aulas de hidroginástica) (GTH). Foram verificados o condicionamento físico, o dano celular (CK e LDH) e o stress oxidativo (TBARS e CAT) antes e após 10 sessões de treinos físicos. Os resultados mostraram que ambos os grupos aumentaram a condição aeróbia após as 10 sessões de treino, sem diferenças entre eles. Mas o GTH apresentou maior atividade da CAT após as 10 sessões e menores níveis de CK ao ser comparado com o GTQ na 10ª sessão de treino. Conclui-se que o treino com hidroginástica parece ser a melhor alternativa aqui estudada para o treino durante a preparação de atletas de futsal com características semelhantes ao do grupo avaliado.
Descrição: Mestrado em Treino de Alto Rendimento
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9172
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado_Mabel.pdf267,24 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.