Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9168
Título: Relatório final de estágio realizado na Escola Básica de Alfornelos no ano lectivo 2009-2010.
Autor: Silva, Magda Elisa Rações
Orientador: Fernandes, Luís Manuel Aguiar
Conde, Pedro
Palavras-chave: Desafio
Dificuldades
Estratégias
Instrução
Plano anual de turma
Data: 2010
Citação: Silva, Magda (2010) - Relatório final de estágio realizado na Escola Básica de Alfornelos no ano lectivo 2009-2010. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este trabalho teve como objectivo realizar uma análise crítica e reflexiva do meu percurso de estágio e conseguir, de uma forma mais clara e estruturada, evidenciar as dificuldades e facilidades, estratégias e intervenções durante o processo de formação no estágio pedagógico. Neste processo estive em intervenção conjunta com mais duas colegas, pertencendo a um núcleo de estágio. O meu estágio desenvolveu-se em três etapas fundamentais: uma fase inicial, em que tudo era novo e recente, uma altura de descoberta e bastantes preocupações; na fase seguinte foi visível o meu desenvolvimento e evolução, sendo que as minhas preocupações já incidiram mais no processo de ensino-aprendizagem dos meus alunos; uma última fase, que representou o culminar de um processo, assumindo características mais reflexivas em relação a um futuro profissional na área da Educação Física. Durante este percurso existiu um trabalho perspectivado em quatro áreas de desenvolvimento, onde ocorreram facilidades, mas também dificuldades. O presente relatório assenta numa análise reflexiva e projectiva desses momentos. Em todas as fases acima referidas irão ser mencionadas e analisadas as quatro áreas, partes integrantes do estágio pedagógico: a área 1 - referente à Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem, a área 2 - a inovação e investigação, a área 3 - participação na Escola e, finalmente, a área 4 - Relação com a Comunidade. Este relatório tratar-se-á assim, de uma análise reflexiva e projectiva desses momentos presentes nestas três fases do meu estágio. Projectiva, no sentido em que já tudo terminou e que agora vejo tudo o que fiz, o que não fiz e o que poderia fazer, com um ano já vivenciado na escola. Inicialmente será feita uma breve contextualização, posteriormente uma análise descritiva, reflexiva e projectiva do percurso do estágio e, finalmente, uma breve conclusão, onde irão ser descritos os sentimentos e vivências que o estágio me proporcionou, tanto ao nível profissional como pessoal.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9168
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_final_Magda[1].pdf603,55 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.