Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9166
Título: Relatório final de estágio realizado na EB 2,3 Piscinas Lisboa no ano lectivo 2009-2010.
Autor: Jerónimo, Francisco Eduardo Inês
Orientador: Tavares, Gonçalo Manuel Albuquerque
Bettencourt, Isabel Maria
Palavras-chave: Educação física
Estágio pedagógico
Organização e gestão do ensino e da aprendizagem
Organização e implementação de projectos
Relações na escola e comunidade
Data: 2010
Citação: Jerónimo, Francisco (2010) - Relatório final de estágio realizado na EB 2,3 Piscinas Lisboa no ano lectivo 2009-2010. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: No presente relatório é descrito e analisado o estágio pedagógico vivenciado na Escola EB 2,3 Piscinas – Lisboa, tendo em conta o programa do Mestrado em Educação Física. Uma reflexão acerca dos pré-requisitos para se ser professor de Educação Física constitui uma etapa fundamental para salientar os desafios e os objectivos deste compromisso e organização profissionais. O trabalho do professor de Educação Física implica conhecimentos específicos e abrange um leque diversificado de actividades e responsabilidades. Envolve questões que apontam para a pedagogia do desempenho, a aplicação prática de estratégias e técnicas, paradigmas científicos e uma reflexão crítica sobre a actividade do dia-a-dia. Irei, em primeiro lugar, apresentar a estrutura física, administrativa e social da Escola onde o estágio pedagógico foi desenvolvido. Consequentemente, irei contextualizar a experiência lectiva numa Escola que tem um enquadramento específico e uma determinada realidade pedagógica. As interacções pessoais e colectivas fazem parte do processo educativo. Assim, a percepção da escola como uma comunidade, potencia relações e interacções complexas entre os diferentes agentes e membros que dela fazem parte. A comunidade escolar desempenha um papel facilitador na análise e resolução de problemas através da análise crítica das causas e consequências subjacentes aos problemas identificados. Serão tecidas conclusões acerca desta experiência formativa tendo em conta as competências para ensinar, as técnicas pedagógicas, as interacções sociais e a influência desta experiência na minha carreira profissional.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9166
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado Francisco Jerónimo.pdfDocumento principal951,06 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Anexos Francisco Jerónimo.pdfAnexos4,68 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.