Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9157
Título: Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos no ano lectivo 2009-2010.
Autor: Borges, Paula Catarina Santos
Orientador: Martins, Maria João Figueira
Carvalho, Ana Cristina
Palavras-chave: Competências
Educação física
Estágio pedagógico
Formação
Reflexão crítica
Data: 2010
Citação: Borges, Paula (2010) - Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos no ano lectivo 2009-2010. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O objectivo primordial do presente relatório é a análise cuidada do processo de Estágio Pedagógico, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O referido estágio, desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Carcavelos localizada no Concelho de Cascais, teve como base o Guia de Estágio Pedagógico, no qual estão designadas todas as competências, gerais e específicas, relativas às quatro áreas de intervenção, que são: a área 1 relativa à Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; a área 2 sobre a Inovação e Investigação Pedagógica; a área 3 sobre a Participação na Escola e por fim a área 4 que aborda a Relação com a Comunidade. A primeira área incluiu o acompanhamento da turma A do 10º ano da escola anteriormente referida. Este acompanhamento permitiu-me aprofundar a vertente mais prática e didáctica sobre as mais variadas áreas do Ensino da Educação Física, com destaque para os Jogos Desportivos Colectivos e Atletismo. O conhecimento adquirido permitiu-me um alargamento dos conhecimentos que serão de extrema importância no meu futuro profissional. Um dos pontos relevantes é a Avaliação Formativa, pois permitenos conhecer constantemente como os nossos alunos encaram os objectivos para eles definidos, permitindo-nos adaptá-los às necessidades dos mesmos. Na área dois foi efectuado um estudo relativo à indisciplina em contexto escolar, comparando perspectiva de professores e alunos. Apresentou-se como um estudo bastante relevante para a nossa formação, conseguimos, assim, compreender quais as causas apontadas, pelos diferentes intervenientes, para o aparecimento da indisciplina na escola. Quanto à área três, ao longo do ano lectivo acompanhei o Núcleo de Desporto Escolar de Voleibol, tendo desenvolvido um maior conhecimento relativamente à modalidade em si, conseguindo realizar um “transfere” para as aulas de Educação Física, leccionadas à turma por mim acompanhada. A actividade relativa à Educação e Promoção para a Saúde, trouxe bastante conhecimento quanto a temas dos quais possuía pouca informação. Na área quatro, irei referir o Acompanhamento da Direcção de Turma, mais especificamente da turma do 10º A. Considero que esta foi das actividades em que foi notória a minha evolução, adquirindo conhecimento e experiência relativamente às funções desenvolvidas por um Director de Turma.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9157
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.