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Título: Relatório final de estágio pedagógico : Escola Secundária de Caneças, 2009-2010.
Autor: Tereso, Joana Andreia Rodrigues
Orientador: Gonçalves, Acácio Manuel da Silva
Caetano, Cristina
Palavras-chave: Análise
Avaliação
Educação física
Ensino-aprendizagem
Ensino básico
Estágio pedagógico
Motivação
Planeamento
Data: 2010
Citação: Tereso, Joana (2010) - Relatório final de estágio pedagógico : Escola Secundária de Caneças, 2009-2010. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A escola é um espaço onde a intervenção educacional é uma prioridade. Por esse motivo, torna-se fulcral contextualizar as actividades realizadas no que diz respeito às funções do professor, enquanto profissional do ensino, e especificamente da Educação Física, neste caso. Esta contextualização deve ser feita a vários níveis, entre eles os documentos orientadores da escola, do departamento e ainda, a um nível mais operacional, a turma e colegas envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Qualquer actividade realizada por este profissional segue as mesmas regras que a realização de um projecto e respectiva implementação e controlo por um profissional de outra área. É necessário, em primeiro lugar, efectuar uma analise contextual, em que são percebidas as necessidades da realidade, quer em termos da disciplina de Educação Física, em actividades do Desporto Escolar, Direcção de Turma ou outras actividades decorrentes da profissão. Depois é necessário estruturar ideias e realizar um plano ou projecto, onde sejam definidos vários aspectos, como os objectivos, recursos, bem como os níveis de planeamento, se a actividade tiver uma duração prolongada. Posteriormente, é necessário motivar e mobilizar os intervenientes na actividade, seja ao nivel da leccionação ou outras actividades promovidas no contexto escolar. Devem ser pensadas questões como factores motivacionais, clima relacional, interesse e dinâmica das actividades e a divulgação das mesmas. Após esta fase, passa-se então à implementação,em que é posto em prática o projecto elaborado. Questões como a instrução, conhecimento do conteúdo, organização e resolução de problemas devem ser tidas em conta em prol de uma boa implementação. Após esta fase, vem o controlo e acompanhamento da actividade, em que se torna importante verificar se a disciplina, a cooperação e a informação de retorno são aspectos presentes no decorrer da actividade. Finalmente, a actividade deve ser avaliada, seja em termos diagnósticos, para que se possa prognosticar e projectar, seja em termos formativos ou classificativos, sempre no sentido de melhorar a actividade.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9150
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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