Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9139
Título: Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas no ano lectivo 2009-2010.
Autor: Pinto, Celso Manuel Rodrigues
Orientador: Rodrigues, António José Mendes
Machado, Maria de Lurdes Rovisco Curado Correia
Palavras-chave: Alunos
Aprendizagem
Competências
Educação física
Professor estagiário
Data: 2010
Citação: Pinto, Celso (2010) - Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas no ano lectivo 2009-2010. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O professor de Educação Física deve procurar desenvolver logo na sua formação inicial um conjunto de competências profissionais envolvendo as dimensões pedagógica, organizacional, didáctica e científica. Para regular o processo de profissionalização, o professor estagiário é objecto de uma supervisão pedagógica realizada pelos seus orientadores de escola e de faculdade. Processo esse que não pode ficar concluído sem que o estagiário seja capaz de reflectir de forma crítica, objectiva, transversal e projectiva acerca das suas decisões, das aprendizagens realizadas, da sua evolução ao longo do ano lectivo e do impacto que o seu desempenho teve em cada um dos níveis de intervenção. O contacto com os alunos é a primeira fonte de preocupação do professor, pois é essa a sua matéria-prima. Esse contacto assenta em três fases, a fase pré-interactiva, onde se definem as orientações estratégicas para a turma ou alunos - Planeamento; a fase interactiva, onde o professor lida com os alunos, procurando transmitir-Ihes conhecimento de modo a que se cumpram os objectivos anteriormente delineados, tendo para isso que actuar ao nível das dimensões da condução do ensino - Condução; e a fase pós-interactiva, onde se faz a verificação da prossecução ou não dos objectivos de aprendizagem delineados - Avaliação. O trabalho realizado com a turma ao longo do ano lectivo permitiu o desenvolvimento destas competências, num processo complexo, que exigiu muito investimento do estagiário e dos seus orientadores, mas realizado com êxito. Estas competências foram complementadas com a participação no planeamento e condução das sessões de treino do Desporto Escolar, permitindo uma abordagem mais competitiva e específica, num contexte diferente do currículo obrigatório do aluno, para além do desenvolvimento de competências de cooperação, entreajuda e adaptabilidade. A dimensão científica, transversal a todo o estágio, mas com particular importância na área 2, permitiu ao estagiário a familiarização com o processo de investigação científica e reprodução de informações válidas e pertinentes para a sua formação científica, pedagógica e interventiva na escola, através da abordagem de um tema sempre actual e que pode condicionar todo o processo de ensino-aprendizagem, A Indisciplina na Sala de Aula. A dimensão organizacional é desenvolvida através da área 3, começando pela caracterização da escola ao nível das suas dimensões físicas, demográficas, organizacionais e estratégicas, permitindo um conhecimento mais profundo da instituição escolar e do seu papel na regulação do processo de ensino e na própria comunidade, sem esquecer o seu contributo para a integração do núcleo de estágio. A importância do professor de Educação Física na escola, perante os seus alunos, Encarregados de Educação e professores das demais disciplinas sai beneficiada com a participação na Direcção de Turma e familiarização com os processos inerentes e ainda na implementação e dinamização de projectos mobilizadores da comunidade escolar ao nível da sensibilização para a actividade física aliada a estilos de vida saudáveis, para além da participação em todos os projectos levados a cabo por diferentes grupos disciplinares e instituições de proximidade ou associativas, estabelecendo relações entre a escola e o meio.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9139
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final.pdf745,24 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.