Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9118
Título: Moderadores do sucesso no tratamento cognitivo-comportamental da obesidade : estudos em mulheres pré-menopáusicas com excesso de peso e obesidade moderada.
Autor: Tomás, Rita Andreia Carapito
Orientador: Teixeira, Pedro Jorge Amaral de Melo
Palavras-chave: Comportamento
Menopausa
Mulher
Obesidade
Data de Defesa: 2010
Citação: Tomás, Rita (2010) - Moderadores do sucesso no tratamento cognitivo-comportamental da obesidade : estudos em mulheres pré-menopáusicas com excesso de peso e obesidade moderada. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O objectivo deste estudo foi identificar variáveis pré-tratamento preditoras de sucesso no controlo do peso em mulheres pré-menopáusicas com excesso de peso e obesidade numa intervenção comportamental. As 221 participantes (idade 37,6+-6,98 anos, IMC 31,6+-4,13 kg/m2)foram submetidas a uma bateria de questionários psicométricos e divididas aleatoriamente em grupo de intervenção comportamental (GI) e grupo de controlo (GC). O peso foi avaliado antes de iniciar o programa, no final do programa (12 meses) e após dois anos de seguimentos (36 meses). Aos 12 meses, as participantes tinham perdido em média 7% do peso no GI e 2% no GC. Foram peditores de uma maior perda de peso um menor número de dietas anteriores (GI) e um locus de controlo mais interno (GC). Aos 36 meses , uma maior desinibição, uma avaliação de resultados mais exigente, pior auto-estima e menor qualidade de vida associaram-se a menores perda de peso no GI. Para o GC, uma menor percepção de barreiras e maior auto-eficácia para o exercício, um locus de controlo mais interno e maior auto-determinação correlacionaram-se com sucesso. Variáveis psicossociais relacionadas com o exercício, comportamento alimentar, expectativas, motivação e auto-conceito parecem moderar o processo de perda de peso a curto e longo prazo.
Descrição: Mestrado em Exercício e Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9118
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RT_TESE_DEFINITIVA_Dez2010.pdf962,8 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.