Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9112
Título: E-business e a internacionalização : percepção das PME's portuguesas
Autor: Carvalho, Ana Sofia Passos Taborda de
Orientador: Ilhéu, Maria Fernanda
sophie_sophie@live.com.pt
Palavras-chave: PMEs portuguesas
Internacionalização
E-business
Vantagens do e-business
Portuguese SMEs
Internationalization
E-business advantages
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Carvalho, Ana Sofia Passos Taborda de (2015). "E-business e a internacionalização : percepção das PME's portuguesas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Face às evoluções tecnológicas e ao fenómeno de globalização, a internacionalização das PMEs torna-se num improrrogável estratégico para a sua sobrevivência no ambiente empresarial. As PMEs enfrentam grandes dificuldades no desenvolvimento de estratégias de internacionalização. O e-business oferece às PMEs formas de servir mercados externos, dissimulando assim algumas das barreiras à internacionalização. A presente investigação tem como objetivos identificar as barreiras à internacionalização tradicional das PMEs portuguesas, estudar a sua perceção sobre as vantagens do e-business para a internacionalização e identificar quais os estímulos para a adoção de estratégias de e-business. O estudo tem uma metodologia exploratória quantitativa e foi administrado um inquérito online a 108 PMEs portuguesas sem experiência de internacionalização, selecionadas pela técnica de juízo. Os resultados mostram que a falta de informação e de conhecimento do mercado, o insuficiente capital financeiro, a falta de contactos no estrangeiros e de apoios à exportação são os principais obstáculos à internacionalização. As funcionalidades de e-business vantajosas para a internacionalização identificadas pelas PMEs são: a possibilidade de aceder a informação diversificada e de criar novas oportunidades de negócio, a capacidade de divulgar/promover em diferentes mercados, de comunicar de forma rápida e interativa, de ligar diretamente com o consumidor/cliente final e de vender diretamente. Por fim, as PMEs são mais propensas a adotar estratégias de e-business face às vantagens específicas da empresa, à perceção da gestão, à estratégia de crescimento internacional, à emergência de mercados atrativos e ao aumento e pressões da concorrência.
In the light of technological developments and the globalization phenomenon, the internationalization of SMEs becomes thus an undelayable strategic to their survival in the business environment. SMEs face bigger difficulties in developing internationalization strategies. E-business offers SMEs ways to serve foreign markets, thus overcoming some of the traditional barriers to internationalization. This research aims to identify these barriers in order to study their perception of e-business advantages as an internationalization tool and to identify the incentives for e-business strategies adoption. Quantitative exploratory research was developed and an online survey was administrated to 108 Portuguese SMEs without internationalization experience, selected by judgment technique. The results show that the lack of information and knowledge of the market, insufficient financial capital, lack of contacts in foreign and export support are the main barriers to internationalization. The features of e-business advantageous to the internationalization identified by SMEs are: the possibility to access diverse information and to create new business opportunities, the ability to disseminate and promote in different markets, to communicate quickly and interactively, direct link with the final client/consumer and direct sales. Finally, SMEs are more likely to adopt e-business strategies in line with the specific advantages of the company, management perception, international growth strategy of the, the emergence of attractive markets and the increase and pressures of the competition.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9112
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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