Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9084
Título: Relação entre os tipos de orientações de compras e os critérios de avaliação dos fornecedores : estudo de caso Tyco Electronics
Autor: Ferrão, João Manuel Vieira Santos
Orientador: Mota, João
Palavras-chave: Orientações de compras
seleção e avaliação de fornecedores
relacionamentos fornecedores-compradores
Purchasing orientations
supplier selection and evaluation
buyer-supplier relationships
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Ferrão, João Manuel Vieira Santos (2013). "Relação entre os tipos de orientações de compras e os critérios de avaliação dos fornecedores : estudo de caso Tyco Electronics". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A importância do processo de criação de valor conjunto, tornou obrigatório perceber a complexidade inerente aos relacionamentos orientados para o futuro e, como tal, a seleção e avaliação de fornecedores começaram a ser cada vez mais analisados. O estudo mais pormenorizado dos tipos de orientações de compras permitiram também fornecer quer ao cliente quer ao fornecedor uma perspetiva mais eficaz acerca do tipo de relacionamento que se poderá estabelecer, influenciando a postura cooperativa de ambos no que respeita a qualquer transação. Através de um estudo de caso singular, procurou-se analisar como é que os tipos de orientações de aprovisionamento condicionam a forma como determinado fornecedor deverá ser selecionado e avaliado. Concluiu-se que à medida que o nível de exigência da compra vai aumentando, os critérios de seleção e avaliação alteram-se pois a complexidade inerente à transação implica que assim aconteça.
The importance of the process of creating value together, made it mandatory understand the inherent complexity of the relationships future-oriented and, as such, the selection and evaluation of suppliers began to be increasingly analyzed. A more detailed study of the types of purchasing orientation also allowed to provide either the client or the supplier a perspective about the most effective type of relationship that can be established, influencing both cooperative attitude with respect to any transaction. Through a case study, it was attempted to analyze how the types of purchasing orientation affect the way of how certain vendor should be selected and evaluated. It was concluded that as the level of demand of the purchase increases, the selection criteria and evaluation are altered because of the complexity of the transaction implies that to happen.
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9084
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-JMVSF-2013.pdf742,74 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.