Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9037
Título: Alterações na actividade física formal e informal durante um programa de controlo do peso.
Autor: Marcelino, Miguel Alexandre de Castro
Orientador: Teixeira, Pedro Jorge Amaral de Melo
Palavras-chave: Acelerometria
Actividade física
Controlo do peso
Pedometria
Teoria da auto-determinação
7-d PAR
Data de Defesa: 2011
Citação: Marcelino, Miguel de Castro (2011) - Alterações na actividade física formal e informal durante um programa de controlo do peso. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A prática regular de actividade física é actualmente considerada uma das mais importantes e menos dispendiosas estratégias comportamentais para promover a saúde pública e o bem-estar global. Verifica-se que cerca de 60% da população mundial (e da população portuguesa) não cumpre as recomendações mínimas de actividade física. Este estudo teve como principais objectivos analisar o impacte de uma intervenção comportamental baseada na Teoria da Auto-Determinação após a aplicação da mesma (12 meses) e a longo prazo (36 meses) na actividade física formal e informal e no peso corporal, em mulheres com pré-obesidade ou obesidade. Pretendeu-se também comparar diferentes métodos de avaliação da actividade física. A amostra foi de 221 participantes. A intervenção delineada foi eficaz no aumento da actividade física moderada e vigorosa (7-d PAR) após a intervenção (p<0,001) e a longo prazo (p=0,009). O grupo de intervenção também apresentou uma maior redução do peso (%) após a intervenção (p<0,001) e a longo prazo (p=0,045). Os métodos de avaliação da actividade física utilizados apresentaram uma correlação moderada com o método objectivo de referência (acelerometria). Os resultados sugerem a existência de uma base sólida de confiança para o desenvolvimento de futuras intervenções similares, com base na Teoria da Auto-Determinação.
Descrição: Mestrado em Exercício e Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9037
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
#Tese Mestrado Exercício e Saúde_FMH_MMarcelino.pdf1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.