Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9032
Título: Desenvolvimento de uma lista de verificação das condições de segurança e higiene no trabalho aplicável aos estabelecimentos comerciais e de serviços.
Autor: Lopes, Andreia Mendes Laureano Cabeleira
Orientador: Melo, Rui Miguel Bettencourt
Palavras-chave: Ergonomia
Estabelecimentos comerciais e de serviços
Legislação - trabalho
Listas de verificação
Segurança e saúde no trabalho
Técnico superior de segurança e higiene no trabalho
Data de Defesa: 2011
Citação: Lopes, Andreia Cabeleira (2011) - Desenvolvimento de uma lista de verificação das condições de segurança e higiene no trabalho aplicável aos estabelecimentos comerciais e de serviços Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este estudo centrou-se no desenvolvimento e teste de uma Lista de Verificação (LV) a aplicar por Técnicos Superiores de Segurança e Higiene no Trabalho (TSSHT), a estabelecimentos Comerciais e de Serviços, visando a melhoria qualitativa das auditorias preliminares e respectivo relatório. Participaram no estudo 26 TSSHT de diferentes empresas prestadoras de Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho. A recolha de dados efectuou-se através da aplicação de um questionário, desenvolvido para este propósito, tendo-se posteriormente recorrido ao programa informático SPSS para o tratamento dos mesmos. O teste não paramétrico Ró de Spearman foi a técnica estatística utilizada para dar resposta às questões de investigação. Concluiu-se que a LV desenvolvida foi considerada por todos os Técnicos como uma ferramenta importante durante a realização de auditorias preliminares a estabelecimentos comerciais e de serviços pois, permite o registo organizado da informação pertinente e também a redução de erros e omissões, não só na recolha da informação durante a auditoria preliminar, mas também durante a realização do respectivo relatório. A LV desenvolvida, foi ainda, considerada como base fidedigna à elaboração do relatório da auditoria, uma vez que nela se encontra toda a informação pertinente a observar, de forma organizada, reduzindo o tempo de elaboração do mesmo.
Descrição: Mestrado em Ergonomia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9032
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseFinal.2011.pdf5,47 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.