Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9028
Título: Relatório final de estágio realizado na Escola Professor José Augusto Lucas no ano lectivo 2009-2010.
Autor: Alves, Ivo André Albernaz
Orientador: Rodrigues, António José Mendes
Machado, Maria de Lurdes Rovisco Curado Correia
Palavras-chave: Alunos
Aprendizagem
Competências
Educação física
Planeamento
Data: 2010
Citação: Alves, Ivo Albernaz (2010) - Relatório final de estágio realizado na Escola Professor José Augusto Lucas no ano lectivo 2009-2010. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente relatório e consequente reflexão acerca do estágio pedagógico realizado ao longo do ano lectivo 2009/2010, surge no âmbito da aquisição do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O objectivo foi o de retratar, reflectir e projectar todos os processos e dificuldades sentidas no exercício das actividades de estágio, no contexto da Escola Secundária José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha. Ao longo deste estágio foi possível desenvolver uma série de competências relacionadas com a organização e gestão do ensino, tais como a capacidade de planear a longo prazo, partindo de informações recolhidas no Âmbito do estudo de turma e avaliação inicial, a capacidade de reformular o planeamento com base no desenvolvimento da capacidade de diagnóstico e prognóstico, a capacidade de gerir a aula ao nível de um crescente domínio das estratégias de ensino ao longo de todo o seu espectro para além de uma capacidade relacional e potenciadora de um bom clima de aula. A identificação da indisciplina, como problema integrante da presente comunidade escolar e objecto de estudo da área 2 - Inovação e Investigação, constituiu, juntamente com os objectivos anteriores, um elemento de crescimento pessoal, social e profissional. Foi possível desta forma perceber a importância desta temática e como ela pode influenciar toda a organização da aula, e de como se pode enfrentar. Foram ainda desenvolvidas competências no âmbito da área 3 - Participação da Escola, que incluíram o Desporto Escolar e uma acção/actividade de educação para a saúde na escola no âmbito de um dos temas propostos pela disciplina de Educação e Promoção da Saúde na Escola, que permitiram um enriquecimento ao nível das estratégias de concepção, desenvolvimento, implementação de projectos de intervenção e mobilização para as questões da actividade física aliada a estilos de vida saudáveis. No âmbito da área 4 - Relação com a Comunidade foi possível desenvolver competências relacionais e de interacção para além das já desenvolvidas nas áreas anteriores e que as podem complementar. Para tal contribuiu a participação na Direcção de Turma, estabelecendo relações entre alunos, encarregados de educação e a escola. Para além disso, essas relações saíram fortalecidas através do estudo de turma que permitiu, por um lado, um maior envolvimento e conhecimento aprofundado da turma e por outro, permitiu uma intervenção mais eficaz na turma ao nível do planeamento e gestão das aprendizagens. Procurou-se que todas as competências ao longo do estágio pedagógico tenham tido o melhor impacto junto do público a que se destinaram, mas que possam também ser utilizadas ao longo da carreira docente que agora tem inicio.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9028
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Mestrado- Ivo André Albernaz Alves.pdf583,73 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.