Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9016
Título: Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo 2007-2008.
Autor: Vaz, Tiago Daniel Palhavã
Orientador: Ferro, Nuno Alberto Seruca
Palavras-chave: Aferição de critérios
Avaliação
Critérios de observação
Indicadores
Níveis operacionais
Data: 2010
Citação: Vaz, Tiago Palhavã (2010) - Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo 2007-2008. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este Relatório traduz-se numa análise crítico-reflexiva baseada no desenvolvimento do estudo de investigação e inovação pedagógica, inserido na Área 2 do Estágio Profissionalizante, realizado no ano lectivo 2007/2008. O seu grande objectivo assenta na identificação de um problema, relacionado com a ausência de compromissos de grupo, no que diz respeito à avaliação, e que foi detectado no seio do Departamento de Educação Física da Escola Secundária da Amadora. Num primeiro momento, foi solicitado aos professores, após a observação de pequenos vídeos, que enquadrassem as performances visualizadas, de um modo certificativo, nos diferentes níveis operacionais dos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF). As matérias escolhidas para observação foram o Voleibol (Jogos Desportivos Colectivos), a Ginástica de Solo (Matéria Individual) e a Dança (Rumba Quadrada e Tacão e Bico). A discrepância de respostas apresentadas foi notória, vindo, dessa forma, justificar a pertinência da sua elaboração. Posteriormente, filtraram-se as respostas que seriam passíveis de se tornarem num compromisso de grupo das restantes e, com base nas primeiras, e em outras, sugeridas pelo grupo de estágio, construiu-se uma proposta de solução apresentada para as diferentes matérias analisadas, sob a forma de indicadores, incentivando, por um lado, a assunção de compromissos de grupo, e por outro, a aproximação aos PNEF. Num segundo momento, e para as mesmas imagens, pedimos novamente aos professores que certificassem os desempenhos em questão, com recurso aos indicadores criados, tendo as suas opiniões convergido significativamente, mostrando a importância dos mesmos. Contudo, estiveram longe de ser unânimes, o que nos remete para a importância do treino conjunto da observação na procura da aproximação das suas exigências de observação. Em termos pessoais e profissionais, a reflexão permitiu-me fazer uma análise crítica sobre o modo como todo o estudo foi concebido e orientado, levando-me a perceber a existência de alguns erros, propiciados pela falta de experiência na área e pela complexidade subjacente ao tema.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9016
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MESTRADO VERSÃO FINAL TV.pdf1,15 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.