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Título: Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo de 2007-2008.
Autor: Coelho, Inês Krug
Orientador: Ferro, Nuno Alberto Seruca
Palavras-chave: Aferição de critérios de observação
Avaliação
Educação física
Indicadores
Reflexão
Data: 2011
Citação: Coelho, Inês Krug (2011) - Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora no ano lectivo de 2007-2008.
Resumo: Este Relatório representa uma reflexão em torno de um estudo anteriormente realizado, no âmbito da investigação e inovação pedagógica, inserido na Área 2 do Estágio, no ano lectivo 2008-2009, na Escola Secundária da Amadora (ESA). O principal objectivo deste estudo foi apresentar uma proposta de solução de um problema encontrado no seio do Departamento de Educação Física: a Avaliação. Tendo como base os Programas Nacionais de Educação Física, surgiu este estudo, com o intuito de perceber de que forma os professores do Departamento, olhavam para os desempenhos dos alunos, ou seja, qual o foco das suas observações quando pretendiam enquadrar um aluno, de um modo certificativo, num dos níveis operacionais (Introdução, Elementar ou Avançado). Pretendíamos assim, contribuir para uma aferição dos critérios de valiação/observação (no sentido do compromisso de grupo). Para levar a cabo a execução do presente estudo, pedimos a colaboração de vários alunos e criámos algumas situações de avaliação (filmagens), em matérias com características diferentes. Num segundo momento, foi pedido aos professores que avaliassem os alunos, com carácter certificativo e baseado nos PNEF. Foram observadas diferenças de observação consideráveis dentro do Departamento, justificando-se a realização deste estudo. As justificações dos professores para a inclusão dos alunos nos diferentes níveis operacionais, incidiram em dois tipos de respostas: a resposta pormenorizada e descritiva, e as respostas decorrentes de uma visão mais global e generalista. Uma das condições necessárias para que os dados recolhidos no processo de avaliação fossem válidos e fiéis, e na qual se baseava todo o nosso estudo, era a existência de uma interpretação semelhante por parte dos professores do departamento. Isto só se pode tornar possível se houver um “…conhecimento profundo dos níveis de especificação de cada matéria…” e “…treino de observação para identificação desses mesmos níveis.”, como indica Comédias, J. Foi neste sentido que surgiu a nossa sugestão de aperfeiçoamento: para que pudesse haver uma aferição de critérios de observação, os professores tinham de acordar sobre os aspectos de “pormaior”, sob a forma de indicadores, visto serem tantos os de pormenor, que se torna impossível estabelecer compromissos sobre todos. Esta reflexão permitiu-me realizar toda uma apreciação acerca do impacto que teve no âmbito escolar, e que tem agora, na minha nova visão profissional e pessoal, passados dois anos da sua conclusão.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9013
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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