Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9009
Título: Plano de negócios : exportação de água mineral Brasil-Portugal
Autor: Silva, Bruno Mont'Alverne Haddade
Orientador: Nevado, Pedro Picaluga
Palavras-chave: Internacionalização
Plano de negócios
Água Mineral
Brasil
Portugal
Internationalization
Business Plan
Mineral Water
Brazil
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Silva, Bruno Mont'Alverne Haddade (2015). "Plano de negócios : exportação de água mineral Brasil-Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: No atual panorama mundial, a globalização diminuiu consideravelmente as fronteiras para o movimento das empresas ao redor do mundo e a internacionalização tornou-se essencial para muitas empresas. Esta decisão requer que as empresas reúnam um conjunto de recursos, capacidades e competências que as possam diferenciar no mercado, obtendo com isso vantagens competitivas. Neste trabalho de projeto, elaboramos um plano de negócios para a exportação de água mineral do Brasil para Portugal, estabelecendo algumas decisões e estratégias que irão nortear a empresa em Portugal. Neste sentido caracterizou-se igualmente o mercado português em comparação com o mercado do Brasil. Este estudo de natureza qualitativa pretende-se que seja uma ferramenta de apoio à tomada de decisão dos gestores que querem internacionalizar sua empresa, particularmente no setor de água mineral.
In the current world scenario, globalization decreased considerably the borders to the movement of companies around the world and the internationalization became essential for many companies. This decision requires that companies incorporate a set of resources, skills and competences as to differentiate in the market, thus obtaining competitive advantages. In this master final project, we developed a business plan to export mineral water from Brazil to Portugal, establishing some decisions and strategies that will guide the company in Portugal. In this sense also marked the Portuguese market compared to the Brazil market. This qualitative study, we intend to make as tool for management decision who wants to internationalize its company, particularly in the mineral water sector.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9009
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-BMAHS-2015.pdf2,03 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.