Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9003
Título: Planeamento e trabalho colaborativo de docentes do 1º ciclo e docentes de educação especial.
Autor: André, Maria de Lurde Trindade Badalo dos Santos
Orientador: Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos
Palavras-chave: Diferenciação pedagógica
Educação especial
Necessidades educativas especiais
Planeamento
Programa educativo
Trabalho colaborativo
Data de Defesa: 2010
Citação: André, Maria de Lurde dos Santos (2010) - Planeamento e trabalho colaborativo de docentes do 1º ciclo e docentes de educação especial. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este estudo teve como principal objectivo analisar a forma como os docentes Titulares de Turma e os docentes de Educação Especial se organizam na elaboração dos Programas Educativos para alunos com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, baseada num estudo de caso de um Agrupamento Vertical de Escolas, constituído por três escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e contou com a participação de nove docentes. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados: análise documental, entrevistas semi-estruturadas e notas de campo. Pela análise dos resultados, foi possível concluir que os docentes inquiridos consideram que o Programa Educativo deve ser personalizado, flexível e planeado para um aluno com características especiais. O desenvolvimento curricular é visto como um processo diferenciado e adaptado a cada contexto e que deve responder às especificidades dos alunos. Os docentes encaram o trabalho colaborativo como uma forma mais solidária e menos competitiva de trabalhar mas referiram dificuldades na sua implementação, sendo a colaboração caracterizada como pouco consistente e informal. O estudo aponta para a importância de um maior investimento no trabalho colaborativo, pois facilita a partilha e fortalece as relações entre os docentes, propiciando o seu enriquecimento pessoal e profissional, com intenção de criar uma igualdade na resposta educativa para todos os alunos.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Desenvolvimento Curricular e Avaliação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9003
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Final - Lurde André.pdf3,05 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.