Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/9000
Título: Desenvolvimento psicomotor e competência matemática : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação temporal, percepção visual e habilidades matemáticas precoces em crianças em idade escolar.
Autor: Patrício, Elisabete Maria Antunes
Orientador: Martins, Rui Fernando Roque
Palavras-chave: Competência matemática
Desenvolvimento psicomotor
Esquema corporal
Estruturação temporal
Percepção visual
Data de Defesa: 2011
Citação: Patrício, Elisabete Antunes (2011) - Desenvolvimento psicomotor e competência matemática : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação temporal, percepção visual e habilidades matemáticas precoces em crianças em idade escolar. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O objectivo deste estudo é verificar empiricamente a existência de relações entre o desenvolvimento psicomotor e a competência matemática em crianças em idade escolar, averiguando simultaneamente o seu carácter permanente ou evolutivo. Optámos por delimitar o estudo à componente aritmética, analisada segundo as duas grandes vertentes definidas por Baroody (informal e formal). Foi estudada a Percepção Visual como aspecto fundamental na exploração do envolvimento e ao nível do desenvolvimento psicomotor foi estudado o Esquema Corporal enquanto precursor e reflexo de uma organização espacial e a Estruturação Temporal enquanto componente necessária para a organização e planeamento da aprendizagem. Nesta investigação participaram 61 crianças a frequentar o 1º e 2º anos do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 6 e os 8 anos. Para a selecção da amostra foram controladas as variáveis estatuto socioeconómico, integridade do processo de desenvolvimento, dominância manual e contexto pedagógico. Os resultados obtidos parecem confirmar a existência de correlações significativas entre a competência matemática e a percepção visual, o esquema corporal, e a estruturação temporal, reforçando a importância destas na aprendizagem. Constata-se também um carácter evolutivo nestas relações, sendo as relações encontradas neste estudo ao nível do 1º ano diferentes das encontradas no 2º ano.
Descrição: Mestrado em Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/9000
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.