Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8999
Título: Influência das variáveis contextuais do jogo na organização das sequências ofensivas que terminam com remate : estudo de caso com uma equipa da Liga Portuguesa de Futebol Profissional - Liga Sagres 2009/2010.
Autor: Pratas, José Maria
Orientador: Volossovitch, Anna Georgievna
Palavras-chave: Análise de jogo
Distância percorrida
Distância dos atacantes em relação à bola
Futebol
Indicadores de performance
Processo ofensivo
Qualidade do adversário
Remate de futebol
Tempo de jogo
Velocidade da bola
Data de Defesa: 2011
Citação: Pratas, José Maria (2011) - Influência das variáveis contextuais do jogo na organização das sequências ofensivas que terminam com remate : estudo de caso com uma equipa da Liga Portuguesa de Futebol Profissional - Liga Sagres 2009/2010. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O objectivo deste estudo foi verificar a relação entre as variáveis contextuais (qualidade do adversário, resultado corrente e tempo de jogo), analisadas de forma independente e interactiva, e a organização das sequências ofensivas que terminaram com remate. Foram analisados dez jogos disputados por uma equipa da Liga Portuguesa de Futebol Profissional – Liga Sagres e da Taça de Portugal 2009-2010. A amostra foi constituída por 155 sequências ofensivas que terminaram com remate. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, teste t e aos modelos log-lineares. No estudo foram utilizadas duas metodologias: observacional e de análise tempo-movimento. Para o registo dos indicadores da performance da equipa foi desenvolvido um sistema de observação que incluiu doze categorias e quarenta e três indicadores de performance. Durante a análise tempo-movimento foram registadas as seguintes variáveis: a velocidade de transmissão da bola, a distância percorrida pelos atacantes e a distância dos atacantes em relação à bola. Os resultados obtidos sugerem que existe uma relação entre as formas de organização das sequências ofensivas e as variáveis contextuais do encontro. Foi verificado um efeito significativo das variáveis contextuais em seis variáveis de performance (tipo de relação numérica ataque-defesa, forma como termina a acção ofensiva, duração da acção ofensiva, número de jogadores, número de variações de corredor, velocidade da transmissão de bola). Os resultados obtidos enfatizam a necessidade da consideração dos efeitos das variáveis contextuais na avaliação da performance no futebol.
Descrição: Mestrado em Treino de Alto Rendimento
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8999
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
a) Influência das variáveis contextuais do jogo na organizaç.pdf1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.