Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8993
Título: Factores de sucesso nas transições defesa-ataque em diferentes contextos competitivos : estudo realizado com quatro equipas melhor classificadas no campeonato do mundo 2010 de futebol.
Autor: Tojo, Óscar Miguel Farias Fialho
Orientador: Volossovitch, Anna Georgievna
Data de Defesa: 2011
Citação: Tojo, Óscar (2011) - Factores de sucesso nas transições defesa-ataque em diferentes contextos competitivos : estudo realizado com quatro equipas melhor classificadas no campeonato do mundo 2010 de futebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O objectivo principal do presente estudo consistiu em verificar como diferentes formas da organização das transições defesa-ataque influenciam o sucesso da equipa em diferentes contextos competitivos. Nomeadamente, procurou-se analisar como as acções dos jogadores nas situações de transição, que terminaram no sector ofensivo ou com remate, variam em função da qualidade do adversário, resultado corrente e tempo de jogo decorrido. Foram analisados 28 jogos do Campeonato do Mundo 2010, disputados pelas quatro selecções que ficaram nos quatro primeiros lugares (Espanha; Holanda; Alemanha; Uruguai). A amostra foi composta por 570 sequências ofensivas que terminaram com finalização ou no sector ofensivo. Para a análise das sequências ofensivas foi criado um sistema de observação que incluiu 15 categorias e 62 indicadores da performance, que foram analisados em função da forma como termina a sequência ofensiva em diferentes contextos competitivos, caracterizados por qualidade do adversário, resultado corrente e o tempo do jogo decorrido . Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, regressão multinomial e regressão logística binominal. Os resultados revelaram que as variáveis de performance Relação Numérica Ataque-Defesa na Finalização e a Zona de Finalização influenciam significativamente o sucesso das sequências ofensivas. Por sua vez, estas variáveis, que determinam o sucesso total das sequências ofensivas, são influenciadas pela direcção do 1º passe para a frente e a superioridade numérica no momento da recuperação da posse de bola (variáveis que caracterizam as transições defesa-ataque das equipas). Para as variáveis de contexto, a qualidade do adversário teve a influência significativa no sucesso da transição defesa-ataque. Jogando contra os adversários mais fracos as equipas conseguiram criar significativamente maior número de situações de finalização e marcaram mais golos. Em situação de vantagem no marcador foi verificado um aumento do número de sequências ofensivas que terminam em sucesso total. As equipas na 2ª parte do jogo aumentaram as sequências ofensivas que terminaram com golo.
Descrição: Mestrado em Treino de Alto Rendimento
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8993
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - OT.pdf1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.