Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8990
Título: As necessidades e os desejos das crianças e jovens carenciadas e com necessidades especiais relativamente à prática desportiva como factor de integração social.
Autor: Carvalho, Bruno Miguel Azevedo Gaspar de
Orientador: Mascarenhas, Maria Margarida Ventura Mendes
Palavras-chave: Adolescência
Crianças em risco
Desenvolvimento juvenil positivo
Desporto adaptado
Exclusão
Integração social
Jovens em risco
Data de Defesa: 2011
Citação: Carvalho, Bruno de (2011) - As necessidades e os desejos das crianças e jovens carenciadas e com necessidades especiais relativamente à prática desportiva como factor de integração social. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este estudo tem como objectivo principal compreender as necessidades das crianças e jovens carenciados e com necessidades especiais relativamente à prática desportiva como factor de desenvolvimento positivo e inclusão social. Para poder ter a opinião de todos os decisores envolvidos aplicou-se um questionário a 500 crianças e jovens carenciados e com necessidades especiais de 20 instituições apoiadas pela Fundação Aragão Pinto durante 2009 e primeiro semestre de 2010, divididos em escalões até aos 14 e maiores de 15 anos, 140 pais e 100 monitores. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo para as questões abertas e análise estatística descritiva para todas as outras variáveis, sendo o estudo complementado com estatísticas gráficas adequadas. Os resultados demonstraram que o desporto como factor de integração tem 4 dimensões: funcional, relacional, espacial e de poder, com as crianças e jovens a definirem-no como factor de diversão, alegria, momentos de convívio em grupo, evolução. Os adultos responsáveis consideram determinante para o seu desenvolvimento futuro, para o desenvolvimento da sua auto-estima, estabilizador de regras, valores e de capacidade de sucesso futuro. Também se verifica que o desporto é um fenómeno de popularidade e de elemento atractivo que pode e deve ser trabalhado de forma profissional e organizada em função de quem se destina.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8990
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Definitiva.pdf2,98 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.